A técnica do upcycling consiste em dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado, como plásticos, tecidos e até mesmo resíduos de construção. Se a reciclagem já é positiva ao meio ambiente, esse processo é ainda melhor, já que não envolve o uso de aditivos químicos e processos industriais.
É uma forma inteligente de valorizar o que já está disponível, o que não é apenas ambientalmente correto, mas economicamente viável. Ou seja, existe um ativo econômico muito importante. Do ponto de vista estético, a peça upcycled é incrível porque aciona o mecanismo da criatividade – do qual a moda infelizmente não usufruiu tanto nos últimos tempos por conta do mercado de massa. É a famosa relação win-win, em que todo mundo ganha.
Pioneirismo
O designer britânico Christopher Raeburn é um exemplo: pioneiro na técnica do upcycling, ele retrabalha os excedentes de tecidos e peças de vestuário para criar roupas. Agora, ele é o novo diretor criativo da marca de roupas e calçados Timberland. A grife tem metas até 2020 para reafirmar a responsabilidade com as práticas sustentáveis. Por exemplo, ela pretende que 100% do algodão das peças sejam de origem orgânica e nacional e 100% dos calçados contenham pelo menos um componente ROR (Reciclado, Orgânico ou Renovável). Até 2017, a Timberland alcançou 81% e 67% dessas metas, respectivamente.
Pipa ou Jaqueta?
Um case espetacular de upcycling é o da Kitecoat, do arquiteto Alexandre Rezende e da publicitária Paula Lagrotta. Velejadores, eles decidiram criar a marca ao perceberem o desperdício das pipas de lona usadas no kitesurf, esporte que praticam. Guardadas e muitas vezes esquecidas, elas podem demorar até 300 anos para se decompor no meio ambiente. Assim nasceu a primeira coleção de jaquetas esportivas unissex da marca – com o upcycling, é possível confeccionar até três jaquetas com o material de uma pipa, que é coletada graças a parcerias com escolas de kitesurf. Os clientes podem pedir uma versão personalizada ou adquirir o produto já pronto nas redes sociais da Kitecoat.
0 comentários