logo
logo

Dicas para se exercitar sem academia

por | Maio 10, 2018 | Saúde & Bem-estar | 0 Comentários

Nem todo mundo gosta de frequentar academia. Muitas vezes por causa do ambiente – naturalmente mais individualista e competitivo –, devido ao revezamento dos aparelhos e até pelo teor repetitivo dos exercícios. A boa notícia é que, apesar dos benefícios da musculação, há inúmeras outras atividades que tonificam músculos e trabalham o corpo. O importante, frisam especialistas, é ter prazer no exercício. “Isso vai garantir a frequência do treinamento, para que não haja desânimo e, consequentemente, a desistência da atividade”, diz o fisiologista do esporte Diego de Barros, do HCor.

Casal dançando tango

Para Marco Antonio Gomes, professor de dança de salão do clube Pinheiros, em São Paulo, a dança é uma dessas atividades prazerosas e eficientes para a saúde do corpo e da alma. “Além de trabalhar o coração, tonificar músculos e alongar, ela é divertida e uma forma de socializar”.

O foxtrot com o professor Marco Antonio

A desenvoltura e a elegância de Marco foram esculpidas em mais de trinta anos de balé clássico. Ex-primeiro bailarino da Companhia Cisne Negro, ele já se apresentou em palcos do Brasil e do exterior e formou centenas de bailarinos. Hoje é personal trainer e professor de mulheres e homens de variadas idades.  “Ver meus alunos realmente dançando e improvisando no salão, sem passos marcados e sentindo o prazer de dançar, é o que me inspira e impulsiona”, ele afirma.

A atividade tem crescido bastante nos últimos anos, com cada vez mais escolas ensinando ritmos diversos. Há ainda as casas noturnas que mantêm o público animado entre rodopios e passos. Um exemplo é o Azucar, que oferece, às quintas, aulas gratuitas de salsa e merengue.

Para o bailarino e coreógrafo pernambucano Jaime Arôxa, um dos mais conhecidos professores de dança do país, a dança de salão cura todos os males. “Ela é um antídoto contra a depressão, pois libera hormônios de prazer e felicidade, e um ativador da autoestima. Por melhorar a postura e a consciência corporal, é perfeita para os tímidos. Não importa o problema, a dança faz você ficar melhor”, afirma Arôxa.

Um leque variado de atividades físicas também envolve o universo das artes marciais e do yoga. No primeiro caso, o Muay Thai tem sido a bola da vez, procurado especialmente por mulheres, por melhorar o condicionamento físico e trabalhar coxas, pernas e braços. Na academia MXT, a atividade é uma das mais festejadas, além do jiu-jitsu e do judô.

O yoga, por sua vez, abrange diferentes estilos, criados por professores internacionais, e tem conquistado espaço no Brasil. A escola Yoga Flow, em São Paulo, é um exemplo: oferece doze tipos de aulas de yoga, entre elas a Ashtanga, que sincroniza posturas com a respiração, e a Forrest Yoga, também muito intensa e com foco no desenvolvimento emocional. No Espaço Natividade, as sessões de Fityoga (yoga no tecido), feitas de forma suspensa, com o próprio peso, acolhem adultos e até crianças. Como se vê, não há limites para quem quer se mexer e viver melhor.

Onde praticar:

Jaime Arôxa
www.jaimearoxa.com.br

Carlinhos de Jesus 
www.carlinhosdejesus.com.br

Estúdio Anacã
www.estudioanaca.com.br

Dançare
www.dancare.com.br

União Fraterna
R. Guaicurus, 33
tel. 3864-2657

www.uniaofraterna.org.br

Azucar
R. Mário Ferraz, 423
tel. 3074-3737
www.azucar.com.br

MXT
www.mxtacademy.com

Yoga Flow
www.yogaflow.com.br

Espaço Natividade
www.espaçonatividade.com.br

Aulas grátis no Ibira:

Vários parques paulistanos oferecem atividades físicas gratuitas em suas áreas externas. O Parque do Ibirapuera é um dos principais, com aulas de yoga e práticas orientais como Lian Gong e Tai Chi. Confira os dias e horários e incorpore novos e saudáveis hábitos na sua rotina.

Método De Rose
(SwáSthya Yôga)
Praça do Porquinho, Portão 6 – sábado, 9h

Serraria, Portão 7 –

domingo, 9h

Yoga no Parque
Serraria – domingo, 8h

Tai Chi Pai Lin
Serraria – segundas e sextas, 10h30

Lian Gong
Serraria – segunda a sexta, 8h30

Caminhada
CECCO – Av. IV Centenário, Portão 5 –

terças e quintas, 8h15

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *