logo
logo

Beber água alcalina faz bem?

por | Maio 10, 2018 | Saúde & Bem-estar | 0 Comentários

Se você pesquisar “água alcalina” na internet, encontrará vídeos que ensinam a fazer este tipo de água em casa, além de marcas dessa água engarrafada, como a SFerriê. Mas, afinal, o que é água alcalina? Para que serve? Por que optar por ela?

Antes de mais nada, vale relembrar aquela aula de química da escola – de uma maneira bem resumida: o pH (potencial de hidrogênio) é uma escala responsável por indicar se determinadas substâncias aquosas são ácidas, neutras ou básicas (alcalinas). Por exemplo, uma água com pH 5 é ácida, outra com pH 7 é neutra e uma com pH 8 é alcalina.

Os defensores da água alcalina afirmam que, como o pH do sangue de um ser humano saudável fica entre 7,35 e 7,45 – levemente alcalino –, tomar uma água básica estaria reduzindo os esforços do nosso rim, órgão responsável por equilibrar o pH sanguíneo.

Entre os possíveis benefícios da ingestão de água alcalina, Dr. Victor Dias, especialista em medicina integrativa, pontua: “Beber esta água facilita a digestão dos alimentos; além disso, ela contraria os estados de hiperacidez gástrica que podem provocar azia e úlceras gastroduodenais e combate a hiperacidez proveniente de dietas ricas em carne e produtos refinados, como a de muitas pessoas hoje”.

Em uma matéria sobre o assunto publicada no Washington Post em 2013, Tanis Fenton, nutricionista, epidemiologista e professora assistente adjunta da Universidade de Calgary, em Alberta, Estados Unidos, explica que, de fato, a dieta atual resulta em uma urina sutilmente mais ácida do que a do homem antigo. Alguns pesquisadores especulam que isso acontece porque comemos coisas repletas de gordura saturada, açúcar, sódio e cloreto – substâncias acidificantes –, e pouco magnésio e potássio – substâncias alcalinizantes. No entanto, mesmo com essa dieta, a Dra. Fenton diz que o nosso organismo não se torna ácido. Somente a urina, o que, em última análise, significa que os nossos rins estão sendo eficazes em excretar o ácido do corpo.

Outro estudo, realizado em 2012 por Jamie A. Koufman e Nikki Johnston pelo Voice Institute of New York, afirma que a ingestão de água alcalina pode trazer benefícios no tratamento de pacientes com refluxo.

O problema é a água?

Dentre tantos modismos no universo da saúde, cabe questionar se o problema está mesmo em beber ou não beber determinada água.

Para o Dr. Rômulo de Mello Silva, clínico geral e pediatra antroposófico, a água alcalina é uma água de ótima qualidade, mas o problema vai além. “Mais importante do que tomar a água alcalina é saber o que está acontecendo hoje que deixa o nosso organismo mais ácido. Essa acidez do corpo é um dos principais causadores de muitas doenças, como a gota e o cálculo renal”.

Na medicina antroposófica, a principal preocupação é com a alimentação. Se você não se alimenta direito, pouco importa o pH da água que ingere. Segundo Rômulo, uma alimentação saudável consiste na ingestão de mais alimentos de origem vegetal e menos de origem animal, além de evitar comidas processadas e industrializadas e priorizar alimentos “vivos”. Por exemplo, ingerir leite fresco e pasteurizado tipo A ao invés do leite em pó ou do produto acondicionado na caixinha, e preferir lanches como legumes crus (cenoura, pepino) do que bolachas e batatas fritas industrializadas.

Dr. Rômulo reforça, no entanto, que não é só a alimentação que influencia na acidez do corpo, isso tem a ver também com a qualidade do sono e o estilo de vida. De acordo com ele, essa tendência da acidez no corpo desequilibra o rim. Quando estamos em situações em que há uma descarga alta de adrenalina, o valor do colesterol e da glicose no sangue aumenta, a pulsação acelera e a pressão sobe. “É como se um leão estivesse atrás de você: é preciso energia para correr ou para lutar”. Essa situação de perigo cria um catabolismo intenso no corpo e esse processo acidifica o sangue imediatamente. “Logicamente o rim não tem como trabalhar isso de forma imediata; ele fará depois, quando você se acalmar”.

Se esse processo é normal, qual é o problema, então? “O problema da nossa cultura é que a gente está sempre no estado da adrenalina. É o famoso stress crônico; a gente come mal, dorme mal e nunca relaxa. Nesse contexto, beber água alcalina em busca de saúde sem uma mudança de estilo de vida e de hábitos alimentares é como ficar passando o pano em um chão que está molhado ao lado de uma torneira aberta. E a água alcalina representa mais o ato de “passar o pano” do que o de “fechar a torneira”.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *