logo
logo

São Paulo recebe este mês mais uma edição do GP Brasil de Fórmula 1

por | nov 4, 2019 | Cultura | 0 Comentários

Entre os dias 15 e 17 deste mês, o Autódromo de Interlagos acolhe o circo da Fórmula 1, para a realização da 48ª edição do Grande Prêmio do Brasil. Na sexta e no sábado acontecem os treinos e, no domingo, às 14h10, será dada a largada da prova que será uma confirmação do britânico Lewis Hamilton (da Mercedes) como hexacampeão da categoria. O pega mais animado será entre os pilotos da nova geração, o holandês Max Verstapen (da Red Bull) e o monegasco Jacques Leclerc (da Ferrari).

GP do Brasil de Fórmula 1 acontece no Autódromo de Interlagos

Lewis Hamilton vem dominando a categoria e deve se consagrar hexacampeão mundial

Mas a maior disputa neste momento está acontecendo é nos bastidores da Fórmula 1: um grupo de empresários cariocas e a família Bolsonaro querem transferir o GP Brasil para o Rio de Janeiro, em um circuito que ainda seria construído no subúrbio de Deodoro. Enquanto isso, o governador de São Paulo, João Doria, e o prefeito, Bruno Covas, se esforçam para renovar o contrato de realização da corrida aqui em SP por mais cinco anos. A decisão dessa contenda só deve ser anunciada no começo do ano que vem pela Liberty Media (a empresa norte-americana que é a atual “dona” da F-1).

O fato é que o GP do Brasil é o evento que mais injeta recursos nos caixas da Prefeitura de São Paulo. Outros destaques do calendário paulistano – como a Parada do Orgulho LGBTQ, o Réveillon na Paulista, o Carnaval, o festival Lollapalooza, a Bienal Internacional de Arte, o Salão do Automóvel e até mesmo a Virada Cultural – reúnem públicos muito maiores do que a Fórmula 1, mas é durante o período dessa corrida que os hotéis atingem 95% de ocupação e os restaurantes da cidade faturam mais. Em 2018, as 150 mil pessoas que foram ao GP Brasil geraram um impacto de R$ 334 milhões no turismo da capital paulista, 20% a mais que em 2017. Do público total que passou pelo autódromo de Interlagos, 77% eram turistas, e os estrangeiros representavam 18% desse total.

São Paulo é a capital brasileira dos eventos, e disputa com Buenos Aires, Cidade do México e Lima o título de principal sede de eventos na América Latina. A cada ano a capital paulista recebe 15,4 milhões de visitantes, sendo 2,7 deles do exterior. 46,7% desse total vêm a negócios, 25,1% vêm a lazer e 3,9% para os eventos (em 2017, a cidade sediou 1.654 congressos, feiras e convenções). Estima-se que esses turistas gastem R$ 12,4 bilhões por ano na cidade. A atividade turística representa 9,8% do PIB paulistano!

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *