logo
logo

Exposição retrata a inclusão social no MAAS

por | nov 30, 2018 | Exposições | 0 Comentários

A inclusão social, a diversidade, a igualdade, a proteção da flora e da fauna e a defesa dos direitos humanos são retratadas pela arte contemporânea em imagens sagradas pouco convencionais, a partir de 7 de dezembro, na exposição do artista plástico Geraldo Lacerdine, no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra – MAAS, do Rio de Janeiro, na exposição Sagrado Primitivo: O intermédio de dois mundos.

Exposição está no MAAS

Tela inédita para exposição no RJ: Menino da Candelária. Crédito: Arte Lacerdine.

O Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, abrirá a mostra a partir das 18 horas.

Tela Sagrado Coração. Crédito: Arte Lacerdine.

A mostra reúne 27 quadros de acrílica sobre tela, com aplicação de folha de ouro, em sua maioria de tamanhos gigantes, o maior Sagrado Coração tem 3mx6m. “A exposição mostra o rosto dos pobres, dos negros e dos excluídos. É a diferença e a diversidade ganhando espaço na arte sacra brasileira. Ao se deparar com cada quadro, a pessoa poderá ler a sua história e entrar para uma realidade espiritual muito profunda, abrir o olhar para a dimensão do respeito, do cuidado para com o outro, do amor e da ternura, que abdica de qualquer preconceito”, destaca Lacerdine, que já expos suas obras na Europa e nos Estados Unidos.

Outra tela em destaque é a ‘Menino da Candelária’, no tamanho de 1m64x2m, pintada pelo artista especialmente para a mostra no MASS, uma homenagem ao ocorrido em 1993, quando oito meninos de rua, que dormiam em frente à Igreja da Candelária, no Centro do Rio, foram mortos a tiros. A exposição também destaca as figuras femininas e entre as demais telas estão Dona Hermínia, Eva, Mãe Negra, Igualdade, Lágrimas e Proteção da Flora, Amor e Cuidado, Espírito de Deus e Abraço.

Obra disponível no MAAS

Tela Proteção da flora, à mostra no MAAS Crédito: Arte Lacerdine.

Artista

 O artista plástico Geraldo Lacerdine tem formação em Filosofia, com ênfase em arte; Teologia; além de um mestrado em Gestão Comunicacional. Também realizou outros estudos em iconografia russa, arte contemporânea, teatro e psicanálise. Seu trabalho sempre esteve relacionado a questões de caráter e relevância social, no embate contra a exclusão, o preconceito, a discriminação, a exploração cultural e intelectual. 

Geraldo Lacerdine foi jesuíta e hoje se dedica integralmente à arte. Crédito Arte Lacerdine.

Data: 7/12/2018 a 7/5/2019
Local: MAAS – Museu Arquidiocesano de Arte Sacra
Endereço: Av. República do Chile, 245 (subsolo), Centro, RJ, tels: (021) 2240-2869/ 2262-1797
Horário: 4ª, das 9 às 12h e das 13 às 16h; sábados e domingos, das 9 às 12h
Entrada Gratuita

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *