logo
logo

Bon Vivant: Lugares para fumar charuto sem abrir mão de outros prazeres

por | Maio 1, 2019 | Cultura | 0 Comentários

Rooftop Augusta, na rua Oscar Freire

Não tenho nada contra charutarias e até frequento com uma certa assiduidade, mas confesso que a minha motivação ali é encontrar os amigos que, por sua vez, se encontram em torno do charuto…

O problema é justamente este. Nem todas as minhas amizades gostam de charuto. Aliás, a maioria deles ou delas não só não fuma charuto como não curte a ideia de se sentir defumado em um ambiente…

Sem contar que, por mais esforços que venham fazendo, a proporção de homens em charutarias ainda é facilmente acima dos 80%, o que, de certa forma, acaba se refletindo na qualidade das conversas e do humor desses encontros. Sou um fã da democracia do encontro, e isso pede ambientes à prova de restrições e de qualquer tipo de segregação.

Isso dito, quero citar aqui alguns poucos lugares em São Paulo onde ninguém precisa abandonar sua mesa ou seus amigos para ir fumar em algum canto como se estivesse de castigo e onde a qualidade do ambiente disperse suficientemente a fumaça para não incomodar quem não fuma.

Pena que fechou o último andar do restaurante Italy na rua Oscar Freire, que era ao ar livre e tinha um bar exclusivo, além de serviço de cozinha bem bacana.

Em compensação, a poucos metros dali, na própria Oscar Freire, abriu o Rooftop Augusta (que antes era na Augusta, dali o nome). Ele traz três pisos com salas de estar e de passagem decoradas com peças gráficas vintages e até sala de sinuca e cobertura integrada com um belíssimo lounge, onde o terraço oferece um bar com mesas e acomodações confortáveis ao ar livre.

Neste mês de maio o clima em São Paulo é perfeito para curtir um terraço: não chove e o friozinho ocasional à noite se resolve com qualquer blusinha.

O simples fato de se tratar de um rooftop faz toda a diferença e permite a convivência entre fumantes, charuteiros e abstêmios. O cardápio é bem correto, assim como os drinques e, acima de tudo, o som é de primeira. O DJ Tony Montana, preciso e elegante nos seus playlists e mashups que trafegam no jazz, dá um tempero todo especial ao lugar às quartas, sextas e sábados.

Outro rooftop que vale uma visita é o Tetto Rooftop Lounge, na Rebouças. Com vista 360 graus, o lugar já tem um pé mais forte no lado restaurante e balada. A cozinha é de conceito fusion sofisticado com carta de drinques assinada pelos renomados Jean Ponce e Matheus Cunha. As portas só abrem às 20h e os preços acompanham a sofisticação da casa.

Pena que as tabacarias são tão masculinas e de certa forma tão metidas, com aqueles chesterfields pretensiosos que não deixam ninguém verdadeiramente confortável.

Realmente não encontro nenhum outro lugar agradável e arejado para recomendar a quem quer curtir seu charuto na paz… Até!

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *