logo
logo

29HORAS em casa: O conhecimento é a saída

por | mar 31, 2020 | Coluna, Lifestyle | 0 Comentários

A pandemia tem nos mostrado a importância e a urgência de governos e empresas investirem em educação, pesquisa e tecnologia. Somente um remédio e, mais tarde, uma vacina, nos deixarão tranquilos para voltar ao eixo. Assim, as universidades e os laboratórios precisam ter recursos. O conhecimento precisa ser a prioridade sempre.

Professor de Filosofia da Casa do Saber Franklin Leopoldo Silva

Professor de Filosofia da Casa do Saber, Franklin Leopoldo Silva

Mas enquanto indivíduos e cidadãos, o alimento intelectual também é importante. O que nos reserva para depois desta quarentena é um mundo mais humano e, até mesmo, mais atento aos outros. As ações solidárias de diversos agentes da sociedade civil já nos mostram essa direção. Para isso, o aprofundamento em pensamentos novos, filosofia, política, temas contemporâneos e negócios nos prepara para essa página virada. O professor de filosofia da USP, UFSCar e da Casa do Saber, Franklin Leopoldo e Silva sintetiza bem: “O espanto diante do Universo e de si mesmo e a admiração em face do mistério da existência estão na origem do pensamento”.

Tenho buscado encaixar na rotina do confinamento um tempo para esse desenvolvimento pessoal, um verdadeiro aprimoramento de mim. Já acompanho a Casa do Saber há um tempo, um espaço que promove cursos de diversas áreas aqui em São Paulo e no Rio de Janeiro. Eles também produzem conteúdo para o Youtube, sempre com especialistas comentando assuntos do nosso tempo. Foi um verdadeiro refresco durante as últimas eleições – período em que as discussões atingiam níveis baixos nas redes sociais – ter acesso a um lugar onde a ponderação e a racionalidade prevaleciam diante da polarização política.

Atriz e sócia da Casa do Saber, Maria Fernanda Cândido

Atriz e sócia da Casa do Saber, Maria Fernanda Cândido

Para este momento de isolamento social, a Casa do Saber passou a oferecer todo o conteúdo da Casa do Saber on Demand – plataforma digital com mais de 120 cursos – de graça. Basta se cadastrar. Entre os destaques desse acervo, estão “As Pensadoras”, “Grandes Questões da Humanidade”, “Quem somos nós”, “Gestão e Negócios” e “Clássicos da Ficção”.

Engatei no “Introdução à escrita criativa”, afinal precisamos buscar novas formas de contar histórias em meio à nova lógica. A verdadeira história está dentro da história. Todo conto conta duas histórias. Por que essa história está sendo contada dessa forma para nós agora? O que toda essa narrativa nos traz? Vamos compreender o que esse conflito revela? A pandemia também é uma história, como vamos contá-la?

 

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *