logo
logo

29HORAS em casa: É tempo de terapia

por | abr 8, 2020 | Coluna, Lifestyle | 0 Comentários

A saúde mental é de extrema importância em meio à incerteza. Em um primeiro momento, negar o que estamos vivendo é normal, afinal não queremos perder nossas bases; aquilo que conhecemos. Mas a realidade está aí, basta olhar através das janelas. Trabalho, família, consumo, rotina, tudo mudou. Então, já chegou a hora de encararmos o que se passa. É angustiante, mas é necessário lidar com esse sofrimento.

A psicanalista Maria Homem tem publicado em seu canal no YouTube insights sobre a pandemia. “Quanto mais minimizamos, mais medo temos”, ela explica em um de seus vídeos. “Mas em meio ao trágico nos revelamos e depois dessa pandemia saberemos como reagimos à situação”. Maria ainda fala sobre como estamos observando nosso sistema de proteção, a realidade compartilhada, a expressão, o comprar se transformar, e tudo agora está em cheque.

Psicanalista Maria Homem

Psicanalista Maria Homem. Foto: Victor Affaro

Para passar por todas essas mudanças da melhor forma, vale priorizar a terapia. Aqueles que já eram atendidos por esses profissionais, sessões por telefone e videochamadas têm se mostrado alternativas viáveis e interessantes. Já para aquelas pessoas que estão sentindo a necessidade de procurar a ajuda de um psicólogo neste momento, algumas iniciativas se espalham pelas cidades. Clínicas de atendimento das universidades e a sociedade civil se organizam para suprir a demanda.

Uma equipe de psicoterapeutas oferece atendimento online gratuito para pessoas acima de 60 anos, que apresentem quadro de ansiedade, depressão ou agressividade, no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Para participar, basta se inscrever por e-mail.

O Instituto Gerar de Psicanálise está fazendo grupos mediados por psicanalistas, com pagamento voluntário, conforme disponibilidade e escolha de cada um. Para participar, os interessados devem enviar e-mail informando os períodos do dia de preferência.

No Rio de Janeiro, o Governo do Estado anunciou que oferecerá atendimento psicológico gratuito a pessoas do grupo de risco para o novo coronavírus. A Secretaria já vem atendendo familiares de vítimas do Covid-19. Para participar é necessário entrar em contato pelo WhatsApp (21 99408-3287).

“É o momento de refletir, de elaborar o que está acontecendo, agora é muito importante ficarmos juntos com a ajuda da tecnologia”, comenta Maria Homem em seu canal.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *