logo
logo

Steffen Bärenfänger aborda as possibilidades com o uso da realidade virtual

por | dez 13, 2019 | AGGIOTECH | 0 Comentários

Na 15ª edição do Pixel Show, a maior feira de Criatividade da América Latina, Steffen Bärenfänger foi um dos palestrantes convidados. O líder global criativo da Mackevision, considerada como uma das líderes do mercado global em imagens geradas por computador (CGI – Computer Generated Imagery) e Realtime 3D, falou das limitações humanas e como essas tecnologias podem superá-las e moldar a sociedade para um caminho melhor.

O desenhista, músico e cineasta é conhecido por seu trabalho em produções de Hollywood, como nas séries Lost in Space (Perdidos no Espaço) e Game of Thrones, pela qual ganhou o EMMY Outstanding Special Visual Effects “Game of Thrones Season 4″.

Em sua palestra, Bärenfänger exibiu algumas das produções da Mackevision, como o Ocean Mind Experience – experiência que estava disponível para o público presente no evento – além de tratar de alguns assuntos polêmicos envolvendo o uso de forma ilegal do Realtime 3D, e por consequência o VR (virtual reality). Segundo ele, a tecnologia é uma ferramenta, que, no caso, está disponível para todos. As consequências, portanto, são que alguns optam por usá-la para fins “errados”. Para Bäranfänger, é importante ter um “artista” por trás da tecnologia para que isso não ocorra.

Sobre o VR, foi direto. “É algo que chegou para quebrar barreiras. Com a realidade virtual as pessoas podem ser o que quiserem, ir para onde quiserem, aprender sobre diversos assuntos. Com o VR, todas as limitações humanas são superadas, desde a saúde até o social (financeiro)”.

Efeitos especiais feitos pela Mackevision para a série Game of Thrones

Ao final de sua palestra, o alemão apontou para o futuro da tecnologia e que ainda há um longo caminho para percorrer, além de sua expectativa para quando/se a IA (inteligência artificial) se juntar ao CGI e Realtime. Steffen finalizou falando de sua missão ao usar a tecnologia. “Queremos moldar a sociedade para um caminho melhor. Há muito potencial no VR. Pegue o Ocean Mind, por exemplo. Exibimos as baleias de modo tão real que as pessoas realmente se sentem ali do lado delas. Isso levanta a pergunta: precisamos de um zoológico ainda, com todos animais presos? Queremos mudar o comportamento das pessoas a esse nível”.

Após o evento, Bärenfänger concedeu uma entrevista exclusiva à 29HORAS, na qual falou novamente do uso da tecnologia, a importância do “olhar humano” por trás, além de abordar o uso do CGI no cinema.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *