logo
logo

Festival do Risoto Paganini

por | mar 21, 2019 | Noticias | 0 Comentários

Risoto de Palmito, divulgação Paganini

De 15 a 30 de março, a Casa Flora Importadora, em parceria com expressivos clientes, realiza sua 1ª edição do Festival de Risoto com a marca Paganini. Evento que reúne 15 restaurantes, nos quais o destaque é o risoto e a criatividade é do chef de cozinha.

Cada casa participante apresentará sua receita. Os clientes, além de desfrutarem os deliciosos pratos, ganharão um mimo: os 100 primeiros receberão uma sacola Paganini com uma caixa de arroz arbóreo de 500 gramas.

O risoto, criado no século XVI em Milão, passou a ser reverenciado no atual milênio. É possível fazer risoto de tudo. Em Piemonte (Turim e Milão), o risoto é preparado com os mais distintos ingredientes – desde trufas brancas à tinta de lula, dos requintados vinhos aos legumes da horta, do parmeggiano às frutas. Um prato versátil, delicadamente macio e cremoso, mas não pastoso, ele é reconhecido pela culinária mundial.

É feito com os arrozes arbóreo, carnaroli e vialone nano. Após dourar o arroz na gordura, acrescenta-se o caldo e vai mexendo sempre com uma espátula, à medida que o líquido vai sendo absorvido. Durante o cozimento, que dura entre 14-17 minutos em média, o risoto não pode ser deixado por nenhum minuto. A técnica no preparo é a mesma, a distinção está na criatividade na escolha dos ingredientes que compõem o caldo e que se reúnem ao prato na finalização.

Os arrozes da Paganini são ricos em amido, substância que dá cremosidade aos pratos. Por isso, não devem ser lavados antes do cozimento.

Risoto de bacalhau com confit de tomates e crispies, divulgação Paganini

Curiosidades:

O arroz é um cereal milenar, há pelo menos oito milênios constitui a base alimentar dos povos orientais, tendo se espalhado depois para outras terras. Os japoneses acreditam que o arroz é a quintessência da alma japonesa; contém as almas dos deuses. O arroz chegou à Espanha, a Portugal, à Itália e à França por intermédio dos mouros, que conhecidos como excelentes comerciantes, dotados de faro para bons lucros, corriam o mundo em busca de mercadorias. Descobriram o arroz na Índia e deram-lhe o nome de al-ruz, contando que tinha nascido de uma gota de Maomé caída no paraíso. Na Idade Média, era considerado uma especiaria, utilizado para sobremesas e fins medicinais. No século XVI, era definido com “vegetal da Renascença”. No início do milênio a Itália foi líder na produção europeia de arroz – o que significou muito diante da produção asiática. E os risotos do Piemonte foram os propulsores dessa posição.

Participam do Festival:

Café Journal

Alameda dos Anapurus, 1121 – Indianópolis, São Paulo – SP

Di Cunto

Mooca Plaza Shopping

Filé restaurante 

Av. Lins de Vasconcelos, 1515 – Vila Deodoro, São Paulo – SP

Fração Pizza

Rua dos Pinheiros, 464 – Pinheiros, São Paulo – SP

Josephine

Rua Jaques Félix, 253 – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP

Kofi e Co

Rua Alexandre Dumas, 1518 – Santo Amaro, São Paulo – SP

La Gloria Pizza Bar

Av. Macuco, 685 – Moema, São Paulo – SP

Lar Bianco

Rua Ribeiro do Vale, 339 – Brooklin Paulista, São Paulo – SP

Mercearia ZN

Casa Forte, 438 – Jardim Franca, São Paulo – SP

Novotel Berrini

Rua Henri Dunant, 792 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Tartuferia Giaponese

Alameda Lorena, 1892 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Tartuferia Lorena

Alameda Lorena, 1906 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Tartuferia Morumbi

Morumbi Shopping loja 48- A

Tartuferia Oscar Freire

Rua Oscar Freire, 155 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Timo Cucina

Jardim Pamplona Shopping/Rooftop  – R. Pamplona,1704 – Jd Paulista – SP

Portofino 

Av. Industrial, 600 – Jardim, Santo André – SP

Cantina Fellini

Avenida Coronel Silva Teles, 514 – Cambuí, Campinas – SP

Paganini: o melhor da gastronomia da Itália para o Brasil

A Itália é uma terra de superlativos. Lá estão personagens fundamentais da cultura mundial, monumentos arquitetônicos grandiosos, cenários românticos e uma beleza natural estonteante. Isso sem entrar em detalhes sobre a expressividade de um povo que “fala com as mãos” e na sábia filosofia da expressão dolce far niente. Os italianos são deliciosamente exagerados em tudo, incluindo a diversidade gastronômica.

Em toda a península há riquíssima gastronomia, mas você não precisa atravessar o oceano para experimentar o significado de mangia che te fa bene: a Paganini traz a maior família gastronômica italiana, reconhecida pela inquestionável qualidade, até a sua mesa.

Os produtos são selecionados nas melhores regiões da Itália: azeites da Úmbria, acetos da Emilia-Romagna, massas de grano duro da Puglia, tomate pelado da Campânia, arroz e polenta do Piemonte e funghi da Toscana.

Paganini

www.paganinigastronomia.com.br

www.facebook.com/paganinigastronomia

http://instagram.com/paganinigastronomia

#euamopaganini

Sobre a Casa Flora Importadora

Casa Flora é referência de empresa de alimentos e bebidas em São Paulo e no Brasil. Sua história foi construída por uma família que gere os negócios até hoje. O primeiro produto, que deu origem ao nome da empresa, é o queijo Flora, produzido desde 1955 por Antônio Pereira Carvalhal no vilarejo de Flora, município de Três Corações (MG).

www.casaflora.com.br

www.facebook.com/CasaFloraImportadora

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *