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Rock in Rio se consolida como parte essencial na estratégia de marketing de diversas marcas

por | set 2, 2019 | Cultura | 0 Comentários

Palestra do Rock in Rio Academy

Quase 35 anos se passaram, 19 edições foram realizadas, trazendo aos palcos mais de duas mil atrações e, ao longo desse tempo, o festival se consolidou como parte essencial da estratégia de marketing de muitas marcas, como Itaú, Heineken e Coca-Cola. A “explosão de novos conteúdos e experiências”, como gosta de descrever Rodolfo Medina, vice-presidente de parcerias e marketing do RIR, se deve à presença maciça de marcas no evento. “As marcas são parte da experiência, e a cada ano elas têm se empenhado em fazer melhor”, diz Medina.

O Itaú segue como o grande anfitrião do evento, o patrocinador principal há cinco edições, cuja marca registrada é a roda-gigante. O banco está presente desde 2011, quando o RIR voltou a ser realizado no Rio de Janeiro. Caroline Ergas, superintendente de patrocínios do banco, diz que este ano a marca vai “alaranjar” ainda mais o festival, passando a mensagem de como a música pode ser uma ferramenta de mudança positiva.

Outra empresa parceira desde 2011, a Heineken considera o festival parte essencial do seu crescimento no mercado brasileiro – lembrando que, em 2011, seu posicionamento e força eram significativamente diferentes. A Tirolesa é sua principal atração, além do Lounge e da Beer Station.

A arena dedicada ao universo gamer tem como um dos principais patrocinadores a Oi, que esteve presente em quase todas as edições do RIR, e é responsável pelo fornecimento de infraestrutura de internet e conectividade. Na área de licenciamento, 22 empresas colocarão mais de 700 produtos com a marca RIR à venda – e algumas delas são Chilli Beans, Lev, Kenner e Leader.

A gestão bem-sucedida do Rock In Rio foi transformada, pela consultoria HSM, em um modelo de gestão a ser ensinado na Rock In Rio Academy, um dos projetos da unidade de Learning Experience do Rock In Rio e que inclui ainda a Innovation Week e a produção de livros como “A arte de sonhar e fazer acontecer”, escrito pelos especialistas em inovação Arthur Igreja e Alla Costa, e que será lançado (pela editora Gente) justamente nesta que é a terceira edição brasileira do RIR Academy, no dia 1 de outubro. Cada edição costuma atrair cerca de 600 pessoas para uma imersão de 12 horas nos bastidores e entranhas da Cidade do Rock, em plena e fervilhante segunda semana de sua realização.

O canal Multishow, da Globosat, transmitirá os shows ao vivo, com streaming na web via Globo.com, e haverá ampla cobertura por parte de vários parceiros de mídia. A Live X Live será responsável pela transmissão internacional digital. Em torno de 100 pessoas estarão envolvidas na produção de conteúdo em tempo real para as redes, sob coordenação da unidade Now, da Artplan.

Imersão tecnológica

Velódromo "Nave"; espaço patrocinado pela Natura, na Cidade do Rock

As edições do festival em Portugal já experimentaram as pistas com realidade aumentada, os aplicativos para organizar filas das atrações e programas para o monitoramento do consumo de energia no evento. Tudo isso desembarcou no Rio de Janeiro em 2017 e, agora, os organizadores prometem firmar a imersão tecnológica com o espaço “Nave”, instalação multimídia na Cidade do Rock.

O espaço, patrocinado pela Natura, traz ao público uma experiência lúdica e sensorial, com recursos como realidade virtual, efeitos sonoros e olfativos. “Queremos passar uma mensagem de transformação, de contato com a natureza e o mundo. Isso é possível por meio da tecnologia, e a música é o grande elo”, diz Roberta Medina, vice presidente do evento. Outra possibilidade de misturar música com tecnologia é o GamePlay Arena, que neste ano está ainda maior. A intenção é despertar o interesse de públicos diferentes para esse universo.

Um evento do porte do Rock in Rio tem um investimento alto em tecnologia e infraestrutura, com uma logística industrial. Afinal, para acolher nos sete dias de festa cerca de 700 mil pessoas, público esperado nesta edição, a Cidade do Rock ampliou seus domínios em mais 60 mil m2, estendendo-se por 380 mil metros m2.

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