logo
logo

Consulado Geral da Itália busca ações e projetos para fortalecer a relação entre os dois países

por | jun 1, 2019 | Cultura | 0 Comentários

Filippo La Rosa, o Cônsul da Itália

Filippo La Rosa, o Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, foi assistir a um jogo do Palmeiras no Brasileirão, no Allianz Parque, e voltou impressionado com a ligação entre o Palmeiras e a Itália.

“É uma conexão forte, com uma energia muito boa. Quero estender esses laços positivos para toda a cidade de São Paulo, para o país, nos mais diversos setores”, diz La Rosa. O diplomata assumiu o Consulado em agosto de 2018 e vem, desde então, criando várias ações educativas, culturais, artísticas e esportivas para integrar os dois países.

Uma das mais recentes foi a exposição sobre São Francisco de Assis no Museu de Arte Brasileira da Faap, quando 21 obras-primas de mestres italianos ficaram expostas entre fevereiro e abril com grande sucesso. La Rosa também firmou uma parceria inédita com a prefeitura de São Paulo para formar mais de 200 professores de italiano, que vão lecionar em escolas da rede pública, democratizando o estudo do idioma.

Produções no campo da fotografia, como a exposição da fotógrafa italiana Letizia Battaglia sobre Palermo, em cartaz no Instituto Moreira Salles, igualmente receberam o apoio do consulado. “Quero resgatar o orgulho italiano e difundir as diversas manifestações da nossa cultura aqui”, ele frisa.

Já em relação à gastronomia, um dos mais fortes ícones da Itália, há muitas novidades. Em agosto irá acontecer no Clube Hípico de Santo Amaro o evento Taste of São Paulo, que terá o patrocínio do Consulado da Itália. Uma área de 50 m2 irá apresentar a cozinha das diversas regiões da bota. “Porque cada pedaço do país tem a sua culinária. O pesto, por exemplo, é da Liguria, assim como a pasta com vôngoli é típica de Nápoles. Nosso objetivo é aprimorar o conhecimento gastronômico do paulista em relação à nossa cozinha, para que ele aproveite toda essa diversidade de sabores e histórias”, diz La Rosa.

Outro evento gastronômico importante é a Settimana della Cucina Regionale, em outubro, que promove o intercâmbio entre os dois países. Vinte renomados chefs italianos, de cada uma das regiões do país, vêm para o Brasil e, em conjunto com chefs de vinte importantes restaurantes italianos de São Paulo, preparam a quatro mãos dois menus especiais, com pratos clássicos e típicos.

Além da força da gastronomia e da arte, La Rosa destaca a contribuição de empresas italianas como a Pirelli, há noventa anos no mercado brasileiro, com três fábricas no país; a Enel, líder em energias renováveis; a Tim, de telefonia celular; a automotiva Fiat, entre outras.

“A Enel construiu vários parques fotovoltaicos no Brasil, a Pirelli vem desenvolvendo projetos sustentáveis muito importantes, a ABL é a única empresa que faz o tratamento das moléculas de antibióticos. São grupos que estão investindo nas pessoas e contribuindo para a evolução do Brasil, o que é fundamental nos dias de hoje”, diz La Rosa.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *