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Autor de dois best-sellers, André Carvalhal lança o livro “Viva o Fim: Almanaque de um Novo Mundo”

por | nov 6, 2019 | Cultura | 0 Comentários

No recém-lançado “Viva o Fim: Almanaque de um Novo Mundo”, André Carvalhal parte da constatação, inescapável, de que o mundo como o conhecemos… acabou. O fim ao qual ele se refere é, basicamente, de todas as crenças que nos trouxeram até aqui e não nos levarão adiante. Carvalhal, que além de escritor e designer é diretor criativo da Ahlma, a marca sustentável do grupo Reserva, tem sido visionário e antecipado muito mais do que tendências de moda. Publicitário que trabalhou em agências como Publicis e JWT, ele saiu da área quando entrou em cena o digital. “Ali percebi que nada seria como antes, que a publicidade que eu fazia ia morrer”, conta.

André Carvalhal já tem dois best-sellers

André Carvalhal lança seu terceiro livro, que propõe a transformação para viver melhor. Foto: Chico Cerchiaro / Divulgação

Assim, e sem planejar, acabou indo parar no mundo da moda. Foi diretor de marketing da Farm por dez anos. Em dado momento, novamente sentiu cheiro de transformação na indústria da moda. “Tinha um incômodo em não ver mais sentido no que eu fazia profissionalmente, em uma marca grande, que trabalhava com grandes volumes. E, ao mesmo tempo, me transformava como consumidor. Não tinha mais vontade de comprar”, conta.

André Carvalhal foi fundo no seu incômodo e encontrou ressonância em alguns movimentos do mundo da moda em torno do comércio justo e da consciência social e ambiental. Aí nasceu o ativista – fusionado, comunicador e criativo. “O ativista é aquele que está sempre lembrando as pessoas de alguma coisa. Hoje, quando penso no meu papel e no meu propósito, sinto que tenho que mostrar um novo olhar: abrir a cabeça, os olhos e o coração das pessoas para novas formas de fazer, novos caminhos. Isso sem dúvida conecta com o ativismo”, reconhece.

Palestrante, consultor e autor de dois best-sellers – “A Moda Imita a Vida: Como Construir uma Marca de Moda” e “Moda com Propósito: Manifesto pela Grande Virada” –, ele enxerga a Ahlma, criada há dois anos com o grupo Reserva, como um laboratório para aplicar seu aprendizado. Carvalhal quer apontar caminhos, ajudar as marcas a encontrarem seu propósito e o colocarem em prática.

Na era digital, tornou-se influenciador, com forte presença nas redes sociais, em especial o Instagram (@carvalhando). Na TV, é colunista do “Sem Censura”, na TV Brasil, e apresenta desde agosto um novo quadro no programa “Se essa Roupa fosse Minha”, do GNT.

Carvalhal não nega que é difícil falar de sustentabilidade e propósito, mas sente que o engajamento a esses temas tem se ampliado nos últimos anos. “As pessoas começam a entender o impacto nas suas vidas e esse é o único caminho para se sensibilizarem”. Para ele, a transformação de comportamentos virá da ampliação da consciência das pessoas. Como ocorreu com ele próprio.

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