logo
logo

Especial Brasil-Japão: Yuko Fujii, a nova técnica da seleção masculina de judô

por | jul 11, 2018 | Pessoas & Ideias | 0 Comentários

Crédito: Rafal Burza

Foi em maio desse ano que a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou a japonesa Yuko Fujii como nova técnica da seleção masculina de judô. A notícia trouxe consigo um ineditismo: pela primeira vez na história da modalidade uma mulher comanda a equipe masculina.

“Eu me sinto muito honrada”, afirma Yuko, de 36 anos. “Agradeço e admiro o Comitê Olímpico do Brasil e a CBJ pela coragem nessa decisão que eles tomaram. Gostaria de ser um exemplo para mostrar que mulheres conseguem trabalhar junto com homens, potencializando o que cada um tem de bom e alcançando as metas”.

Yuko é natural da cidade de Toyoake, na província de Aichi, no Japão. Ela está no Brasil desde 2012, quando veio a convite da CBJ para auxiliar na preparação dos judocas brasileiros, especialmente na transição do júnior para o sênior – anteriormente ela havia trabalhado como auxiliar técnica da seleção britânica. Mestre em Educação Física pela Universidade de Hiroshima e faixa preta yon-dan, ela integrou a seleção nacional júnior do Japão no período de 1997 a 2000.

“O judô no Brasil tem histórico de resultado nas Olimpíadas e também é um meio de educação, para formar uma pessoa”, ela comenta. “Vejo que o judô foi bem recebido e as suas essências como Seiryoku zenyo (máxima eficiência) e Jita kyoei (benefício mútuo, solidariedade), têm influenciado na cultura brasileira”.

Sobre as preparações para as Olímpiadas de 2020 em Tóquio, Yuko Fujii assegura: “Continuamos potencializando pontos fortes e corrigindo os erros. Estamos treinando agora no Japão e os atletas vêm respondendo bem, criando uma energia bastante positiva”.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *