logo
logo

Foz do Iguaçu é uma das grandes maravilhas da natureza no mundo

por | nov 12, 2018 | AGGIOTECH | 0 Comentários

Na passarela do Parque das Cataratas é possível ficar bem próximo desse espetáculo natural

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, é uma das mais peculiares do nosso país. Primeiro por ficar localizada em um ponto do continente sul-americano que pega a divisa de três países: Brasil, Paraguai e Argentina. Isso faz a dinâmica da cidade ser diferente do que estamos acostumados: lá, o passaporte é mais usado que o RG, porque visitar outro país é como trocar de bairro.

Segundo porque, além dessa riqueza cultural entre países, há toda a riqueza natural das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza. Elas podem ser visitadas tanto do lado brasileiro quanto do argentino – cada um com o seu ponto de vista próprio desse incrível espetáculo da natureza.

No lado brasileiro, o passeio é feito no Parque Nacional do Iguaçu, que em 2017 bateu o recorde anual de visitantes de todos os tempos, contabilizando mais de 1.642.000 pessoas. Após comprar o ingresso, você pega um ônibus do Centro de Visitantes e com ele faz quatro paradas: Estação Porto Preto, Macuco Safári, Trilha das Cataratas e Porto Canoas. Os ônibus costumam passar de quinze em quinze minutos em cada ponto, então cada um visita as atrações no seu ritmo.

Porto Preto é uma trilha de nove quilômetros pela região que os índios usavam para contornar as cataratas. Pode ser feita a pé, de bicicleta ou carro elétrico e é ótima para apreciar a fauna e a flora. Já no Macuco Safári acontece o passeio com barcos infláveis, que levam os visitantes para perto da queda, praticamente debaixo das cataratas.

E a parada principal é a Trilha das Cataratas, onde você chega na passarela que dá acesso à Garganta do Diabo. Ela é a mais imponente das quedas que formam as Cataratas do Iguaçu, com 80 metros de altura. Depois segue-se até a estação Porto Canoas, onde fica o restaurante de mesmo nome às margens do Rio Iguaçu, em um deque debruçado bem perto da Garganta do Diabo, com vista privilegiada.

Passeio de caiaque no Parque das Cataratas

Esse passeio merece pelo menos um dia para a visitação. Dedique esse mesmo tempo para as cataratas do lado argentino. Para isso você precisará atravessar a fronteira pela Ponte Internacional Tancredo Neves até chegar em Puerto Iguazú, onde fica o Parque Nacional do Iguazú. Logo na entrada do parque tem uma casa de câmbio, mas o melhor é já chegar com peso argentino na carteira para evitar a fila.

Ali no parque você terá uma outra perspectiva da Garganta do Diabo, que vale muito a pena. E lembre-se: tanto no lado argentino quanto no brasileiro você verá muitos quatis, o animal da região. Apesar de ele parecer bonitinho, tome cuidado. Esse tipo de guaxinim é maluco por comida e pode atacar as pessoas que estiverem carregando algum alimento.

E por falar em comida, aproveite para jantar em Puerto Iguazú. Restaurantes como o Aqva, La Rueda ou El Quincho del Tio Querido oferecem o melhor da culinária argentina. Outros programas que valem a pena fazer na cidade são a visita ao Duty Free, próximo da fronteira, e ao Casino Iguazú. Neste último você pode tentar a sorte nas roletas, cartas, caça-níqueis ou apenas conhecer o local e ver algum show em cartaz por lá.

Voltando ao Brasil, outra atração que merece ser visitada em Foz é o Parque das Aves, bem perto do Parque Nacional do Iguaçu. Ele é um centro internacionalmente reconhecido de recuperação e conservação de aves. Lá você vivenciará um contato direto com mais de 1320 aves, abrangendo cerca de 143 espécies diferentes, assim como também conhecerá o maior viveiro de voo de araras do mundo. São 16,5 hectares de Mata Atlântica mantidos para formar o melhor habitat para os animais.

Araras-canindé, uma das belezas do Parque das Aves.

Além do programa comum de visitação, eles oferecem passeios de experiência como o Backstage Experience – um tour pelos bastidores feito de manhã antes do parque abrir – e o Forest Experience, uma imersão à cultura da tribo guarani, em meio à Mata Atlântica.

Quando bater a vontade de fazer compras, siga até a Ciudad del Este, no Paraguai, cruzando a Ponte da Amizade. Entre os vários shoppings da cidade, destaca-se o Shopping Paris. Com estacionamento gratuito e uma infraestrutura moderna, o Paris estende-se em uma área superior a 64 mil metros quadrados. Ali você encontra lojas das principais marcas e grifes do mundo a preços acessíveis. O shopping também tem áreas de entretenimento e lazer, como o Museo Planet 3D e o Snow Park. Se o que estiver procurando for produtos de tecnologia, boas opções são a Cell Shop e a Mega Eletrônicos.

E Foz do Iguaçu também tem ótimos lugares para consumo, como o Shopping Palladium. Um dos maiores do Paraná, ele oferece estacionamento gratuito e variedade de itens e ofertas. Quando o assunto é hospedagem, uma boa dica é o hotel Wish, bandeira cinco estrelas da rede GJP Hotels & Resorts, que fica a dez minutos do aeroporto. Trata-se de um empreendimento com casas no estilo dos condomínios americanos, com ampla área de lazer e um campo de golfe profissional com 18 buracos e 80 hectares.

Como se pode notar, Foz do Iguaçu é uma cidade muito rica em cultura e natureza. Perfeita para aproveitar as belezas de nosso país e também de nossos hermanos.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *