Buenos Aires: descubra os encantos incríveis da capital como um verdadeiro portenho

por | jun 20, 2022 | Turismo, Viagens | 0 Comentários

Esqueça os pontos turísticos e explore a cidade como um autêntico buenairense, entre charmosos terraços, bares de drinques, centros culturais e, como não pode faltar, bons restaurantes

Um pouco mais de 2 mil quilômetros separam São Paulo de Buenos Aires. A primeira impressão, ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Ezeiza e ir de carro até o centro da capital, é de que são cidades parecidas em sua essência. Mas, ao se aproximar cada vez mais dos principais bairros, a arquitetura, a limpeza, o planejamento urbano e a segurança da cidade argentina revelam as diferenças que temos com os nossos vizinhos. Disparidades que ficaram ainda mais evidentes com a reabertura das fronteiras depois da pandemia.

Se deslocar por Buenos Aires acaba sendo bem mais fácil pelo fato de a cidade ser totalmente plana. Para quem opta pela estadia em Airbnb, por exemplo, é sempre uma boa dica ficar na região mais central, próximo ao Obelisco, e assim é possível se movimentar rapidamente por todos os bairros, como San Telmo, Palermo, Retiro, Recoleta e Puerto Madero. De carro ou a pé, é simples encontrar um bom lugar para comer empanadas na rua ou tomar a cerveja local, a Quilmes.

A grande beleza da capital argentina não está nos passeios turísticos já “manjados” como o El Caminito, mas, sim, na oportunidade de se deixar levar por ruas charmosas, prédios antigos e uma infinidade de praças e áreas de convivência. É incrível passear como um verdadeiro flâneur e ter a sorte de encontrar uma livraria de esquina em Palermo e se deparar com um café moderno no térreo e, no terraço, um bar restaurante aconchegante com várias camas, para descansar!

 

Vista aérea do obelisco no centro de Buenos Aires -  Foto ISTOCKPHOTO

Vista aérea do obelisco no centro de Buenos Aires – Foto ISTOCKPHOTO

 

Isso sem contar as passagens “secretas” ou históricas espalhadas pela cidade, como é o caso da passagem Corina Kavanagh – uma travessa próxima à Plaza San Martin que geralmente não é muito frequentada por turistas brasileiros, já que fica em um ponto da cidade com pouco comércio, no bairro Retiro. Mas, para quem quer ter uma experiência mais portenha e apreciar a história e arquitetura da cidade, vale o passeio, tanto para contemplar o prédio Kavanagh quanto a Igreja do Santíssimo Sacramento, que fica logo após a passagem.

 

Edifício Corina Kavanagh | Fotos Julya Vendite e Reprodução | Facebook

Edifício Corina Kavanagh | Fotos Julya Vendite e Reprodução | Facebook

 

 

Variedades surpreendentes

Você pode criar roteiros bem flexíveis para visitar os mais de trinta museus espalhados em diferentes bairros e ainda aproveitar para conhecer o comércio local. O dia de visitar o MALBA (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires), por exemplo, pode ser o mesmo para conhecer o Paseo El Rosedal Garden, o Jardín Japonés e o Planetario Galileo Galilei – todos esses passeios ficam no bairro da Recoleta. E, mesmo para quem já conhece o MALBA, as exposições sempre variam para além do acervo fixo, então cada visita será uma experiência única, e convenhamos que não é nada entediante poder rever o Abaporu, de Tarsila do Amaral, e sentir o calor brasileiro em terras argentinas.

 

Fachada do MALBA - Foto ISTOCKPHOTO

Fachada do MALBA – Foto ISTOCKPHOTO

 

Ainda no bairro, é destaque o Centro Cultural Recoleta, que também sempre renova suas exposições e é um ótimo lugar para descansar, com diversas áreas abertas, sofás, mesas e cadeiras. Os moradores aproveitam o espaço para trabalhar e estudar, mas ainda é possível curtir shows e apresentações por lá, dependendo da programação.

 

Área Externa no Centro Cultural Recoleta | Fotos Julya Vendite e Reprodução | Facebook

Área Externa no Centro Cultural Recoleta | Fotos Julya Vendite e Reprodução | Facebook

 

Para aproveitar bem a cidade, esqueça os horários convencionais de almoço e jantar e aproveite para explorar a riqueza gastronômica da cidade, que vai muito além de empanadas deliciosas. Some a essa lista: o choripan do Mercado de San Telmo, as fatias de pizza do Guerrin, as inúmeras opções de massas do Salgado, a costela do La Carniceria, a parrilla do La Brigada e a melhor milanesa do país, do El Preferido.

No último, a experiência conquista desde o visual do restaurante, um prédio rosa, de esquina, antigo, mas muito bem conservado pelo tempo, com opções de mesa na área interna e externa e um atendimento que encanta desde a fila de espera – na qual são servidas mini empanadas e taças de espumante para aqueles que não se anteciparam em fazer a reserva. De entrada, destaque para a burrata e, para o prato principal, à milanesa tradicional da casa vale a pena, ideal para “compartir”, e ainda acompanha purê de batatas e um bom vinho –, a carta também não decepciona, com ótimas vinícolas e preços sempre mais acessíveis em comparação ao Brasil.

 

Drinque e pratos do Rooftop Trade Sky Bar | Fotos Julya Vendite e Reprodução | Facebook

Drinque e pratos do Rooftop Trade Sky Bar | Fotos Julya Vendite e Reprodução | Facebook

 

E já que falamos de comida, a bebida não poderia ficar de fora. Para quem aprecia coquetelaria, a cidade conta com ótimos bares, cada um com uma experiência diferente, como o bar secreto La Floreria, também na Recoleta: quem passa na rua vê apenas uma típica floricultura, mas ao entrar e perguntar sobre o bar, uma porta se abre e revela uma escada subterrânea que dá acesso ao charmoso espaço!

 

Coquetelaria do bar secreto La Floreria | Fotos Julya Vendite

Coquetelaria do bar secreto La Floreria | Fotos Julya Vendite

 

Se a ideia é aproveitar seu drinque nas alturas, no topo do edifício Comega você encontra o Trade Sky Bar, que está na lista dos 25 melhores rooftops no mundo! Com uma vista 360º da cidade e uma carta de clássicos e autorais, esse com certeza é um passeio que não pode faltar na lista de quem ama Buenos Aires e de quem ainda precisa se apaixonar pela “Paris da América Latina”.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link