Atividade ‘Colha & Pague’ é uma das atrações do Sítio Sassafraz, em Itupeva, conhecido por seus fartos e deliciosos cafés da manhã

por | fev 7, 2022 | Passeios | 0 Comentários

Neste final de férias de verão, uma boa opção de escapadela com a família é uma visita ao Sítio Sassafraz, em Itupeva, a 50 km de Campinas e 70 km de São Paulo. As grandes atrações do local são o farto café colonial, os passeios a cavalo e os tours pela horta e pelo pomar.

Nos cafés da manhã, servidos aos sábados, domingos e feriados, são oferecidas mais de 80 opções de pratos doces e salgados feitos no próprio sítio, que podem ser consumidos à vontade, em sistema self service, das 8h às 13h. Entre outras delícias, tem pão de queijo quentinho, empadão de frango com requeijão, bolo de milho, rocambole de goiabada, coalhada e sucos de frutas frescas.

 

Café Colonial | Foto Divulgação

 

Ao lado do espaço onde é servido o café, funciona um empório que vende doces, geleias e compotas caseiras, queijos e embutidos artesanais, biscoitinhos, mel, cachaças e café moído na hora, além de cestas recheadas de delícias para quem quiser fazer por ali mesmo um piquenique (R$ 136 para duas pessoas).

A criançada pode também se entreter alimentando os animais (marrecos, cabras, porquinhos e perus) ou visitando o pomar e a horta, onde têm a oportunidade de colher frutas, verduras e legumes orgânicos. Depois, cada item é pesado e cobrado de acordo com seu valor. Essa atividade, conhecida como “Colha & Pague”, custeia a produção do sítio e estimula uma interação mais íntima das crianças com seus alimentos.

 

Colha e Pague | Foto Divulgação

 

O sítio é tocado pelos descendentes do imigrante italiano Tommaso Vanini, que em 1888 desembarcou no porto de Santos e foi levado com sua família para trabalhar em uma lavoura cafeeira em Cabreúva. Em 1951, seus filhos adquiriram uma propriedade em Itupeva que, durante anos, foi uma das principais produtoras de uvas de mesa da região. Após ser desmembrada entre os netos do patriarca Tommaso, essa propriedade deu origem ao Sítio Sassafraz, que a partir de 2007 abrigou uma pequena agroindústria especializada na produção de compotas artesanais e na venda de frutas, verduras, legumes e queijos para turistas e moradores locais. Há pouco mais de dez anos, passou a abrir suas portas para eventos sociais e caprichados cafés da manhã.

 

Sítio Sassafraz | Foto Divulgação

 

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link