Orlando é a cidade mais mágica do mundo e tem encantos que transcendem os parques temáticos do Walt Disney World e se revelam na gastronomia, na vida noturna e em passeios de ecoturismo
Existem lugares no mundo que, não importa quantas vezes você vá, sempre parece a primeira vez. E a Disney, sem dúvida, é um deles. Lá, não existe idade, gênero, raça e religião – todos são bem-vindos e inevitavelmente voltam a ser crianças.
Obviamente, os parques temáticos do Walt Disney World – Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom – são o grande chamariz em uma viagem a Orlando e, na maioria das vezes, o destino final. Mas, para quem se permite, é possível descobrir a cidade sob outra perspectiva, completando a diversão com a interessante cena gastronômica, cultural e de ecoturismo local.
Uma das paradas obrigatórias é Disney Springs – antigo Downtown Disney –, centrinho que reúne lojas, restaurantes e entretenimento. Apesar de estar sempre recheado de turistas, não são todos que sabem que o lugar abriga um teatro do Cirque Du Soleil. O espetáculo do momento é o emocionante “Drawn to Life”, que é uma carta de amor à arte da animação Disney e tem duração de 90 minutos.
Seguindo para o coração do centro cidade, o Dr. Phillips Center for the Performing Arts – centro para artistas internacionais e locais de todos os gêneros das artes cênicas – guarda verdadeiros tesouros do entretenimento, como o Judson’s Live, um espaço musical recém-inaugurado em estilo cabaré e com excelente acústica. A música de altíssima qualidade, especialmente jazz, pode ser apreciada na companhia de ótimos drinques e petiscos.
Outro lugar fora da rota comum em Orlando é a região de Lake Nona. O moderno bairro planejado e próximo ao Aeroporto Internacional de Orlando é ideal para passear e descobrir seus centros de cultura, inovação, esportes, arte e tecnologia. Por lá, também não faltam restaurantes interessantes como o Chroma Modern Bar + Kitchen, que segue o mesmo estilo moderno de Lake Nona e serve um menu de tapas contemporâneas, cervejas artesanais, vinhos e coquetéis especiais.
Para os fãs de futebol, o grande destaque é o Inter&Co Stadium, estádio localizado no centro da cidade e que é a casa do Orlando Pride – time feminino que tem como grande estrela a rainha Marta, maior jogadora de futebol de todos os tempos. De março a novembro, é recomendável assistir in loco jogos da NWSL (National Women’s Soccer League). Os ingressos custam a partir de 20 dólares e a experiência emocionante vale cada centavo.
Tranquilidade nos arredores
Em viagens com mais tempo, uma alternativa é uma escapada a Winter Garden, uma charmosa cidadezinha a apenas 20 minutos de Orlando. Lá, dá para ter um gostinho de como é uma cidade pequena e interiorana dos EUA, com um portal simpático, ruas tranquilas e arborizadas e casas com jardim e sem grades e muros. Todos os sábados, das 8h às 13h, o centrinho histórico fervilha com a The Winter Garden Farmers Market, uma feira a céu aberto com mais de 100 vendedores que disponibilizam uma grande variedade de produtos locais, artesanato, decorações, acessórios e até suprimentos para animais de estimação.
Após desbravar as tendas sem pressa, siga para o igualmente agradável Plant Street Market, outro mercado local, só que em um prédio de tijolinhos. Além de produtos artesanais, opções gastronômicas locais e alimentos naturais e orgânicos, o mercado abriga um espaço da premiada marca de cerveja artesanal Crooked Can Brewing Company. É até difícil escolher o que comer em meio a tantas opções deliciosas, mas vale provar os pratos cobertos com um surreal queijo raclette derretido da Morthan Cheese.
Há ainda um leque interessante para quem busca fazer ecoturismo, como é o caso do passeio de caiaque com a Get Up and Go Kayaking, em Rock Springs / Kings Landing, a cerca de 40 minutos de Orlando. A aventura guiada para iniciantes permite navegar no rio a bordo de caiaques 100% transparentes para ter visibilidade total das águas cristalinas azul-turquesa. Ao longo do percurso, é possível avistar tartarugas, pássaros, peixes, lontras, veados, jacarés e outros animais selvagens.
Gostosuras ou travessuras
Para fugir da alta temporada, uma boa opção é visitar Orlando no outono, nos meses de setembro e outubro, quando as temperaturas estão amenas, os parques têm filas mais tranquilas e há um plus muito especial: as festividades de Halloween, em que os parques temáticos criam eventos exclusivos para adultos e crianças vivenciarem o melhor da “spooky season”.
No Magic Kingdom, em noites selecionadas entre agosto e novembro, acontece o Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party, uma noite de diversão para todas as idades com personagens Disney e mais de 20 atrações. Para os adultos mais corajosos, o Sea World promove entre setembro e outubro – após o horário de fechamento do parque e com ingresso vendido separadamente – o Howl-O-Scream, que mistura terror com diversão em casas mal-assombradas, zonas de sustos, labirintos e criaturas macabras.
E por falar em gostosuras, nos mesmos meses, o Epcot recebe o delicioso International Food & Wine Festival, uma expedição culinária em seis continentes com direito a pratos tradicionais baseados na gastronomia de países como Quênia, Índia, Brasil e Grécia, além de opções de vinhos e cervejas artesanais.
Conforto máximo
Inaugurado em janeiro de 2024, o novíssimo Evermore Resort é no estilo praiano e tem a maior piscina da Flórida – uma Crystal Lagoon de mais de 32 mil metros quadrados e uma praia de 80 mil metros quadrados com redes, cabanas e atividades recreativas. Pensado especialmente para famílias, oferece flats, vilas e as deliciosas casas de férias de até 11 quartos e equipadas com cozinha gourmet, piscina privativa aquecida, lavadora e secadora. O resort conta com 12 lugares diferentes para beber e comer, incluindo um Food Hall, e fica ao lado do Walt Disney World, na área de Lake Buena Vista.
O complexo do Evermore abriga também o luxuoso hotel Conrad Orlando, primeira marca de luxo Hilton do destino. A propriedade dispõe de 433 quartos, um spa, inúmeras opções gastronômicas e vista para a Evermore Bay.
Outra excelente alternativa de hospedagem para famílias é o Caribe Royale, um hotel tradicional em Orlando, mas que recentemente passou por uma reforma gigantesca em suítes, áreas públicas, restaurantes e espaços de reuniões e eventos, para atender com ainda mais conforto e sofisticação. Além das suítes espaçosas, conta com villas de dois quartos com sala, cozinha completa, sala de jantar, dois banheiros, lavanderia, pátio e piscina. Nas áreas comuns, dispõe de piscina externa com tobogã, spa e oito restaurantes e bares, incluindo um Starbucks, que facilita muito os cafés da manhã, já que geralmente não estão inclusos nas diárias dos hotéis nos Estados Unidos. Importante destacar o coração pulsante do hotel, o Stadium Club, um restaurante-bar com experiência esportiva e gastronômica imersiva e de alta tecnologia – em suas telas gigantes dispostas em 360°, são exibidos jogos em tempo real.
Ao infinito e além
Em Cabo Canaveral, a apenas 45 minutos de carro de Orlando, está o Kennedy Space Center Visitor Complex, que oferece experiências imersivas através da realidade virtual. Entre as atrações de destaque estão o Hyperdeck: Mission Moon, que leva até oito jogadores simultaneamente em uma missão à Lua; e o Blue Origin: New Shepard Flight to Space Virtual Experience, um simulador dentro de uma réplica da cápsula da tripulação New Shepard da Blue Origin, que usa dados e imagens reais para imitar autenticamente a jornada do foguete acima da Linha Kármán – a fronteira do espaço reconhecida internacionalmente.
Evermore Orlando Resort
1590 Evermore Way, Orlando, FL 32836.
Tel. 855-341-9527.
Diárias a partir de US$ 599.
Caribe Royale Orlando
8101 World Center Drive, Orlando, FL 32821.
Tel. 800-823-8300.
Diárias a partir de US$ 159.
*A jornalista viajou a convite do Visit Orlando.
Muito bom!!