Joinville vive momento especial com atrativos que misturam natureza, música e gastronomia, e oferece mais que uma viagem de negócios
Conhecida por seu polo industrial, Joinville é a maior cidade de Santa Catarina. O município está entre os 25 brasileiros – e o único do estado – com maior participação no Produto Interno Bruto Nacional (PIB). A realidade econômica se reflete na segurança pública e no bem-estar de sua população, que agora vê crescer também o interesse turístico do país pela cidade.
Por ali, a diversidade de indústrias abrange áreas como metalmecânica, plástico e software, e há ainda a presença de cerca de 30 multinacionais, como a BMW, que escolheu o município vizinho de Araquari para a construção de uma fábrica dedicada à produção de automóveis da marca no Brasil. Um programa interessante é realizar uma visita por dentro da planta fabril, que sai por R$190 por pessoa, em que se vê de perto os processos como solda, montagem e pintura. É necessário reservar o passeio no site
www.visitabmwgroupbrasil.com.br

Museu Nacional de Imigração e Colonização – foto Fernando Zequinão
Há também programação para todos os gostos e idades em Joinville. Um dos mais impressionantes é conhecer a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo, com sede na Rússia. O local garante o acesso de crianças ao universo da dança e da música, que possuem ainda benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos e orientação pedagógica.
Neste ano, a escola completa 25 anos no país e, para comemorar o aniversário, será apresentado na cidade um dos balés mais populares, “O Lago dos Cisnes”. A versão da Escola Bolshoi é assinada por Vladimir Vasiliev – história viva do balé mundial, considerado pela Unesco o bailarino do século 20. Os espetáculos acontecerão no Centreventos Cau Hansen nos dias 15 e 16 de março.

Bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – foto divulgação
Nas últimas décadas, a tradição da indústria tem mesmo dividido espaço com a música na cidade. Além da escola de balé, o município abriga o Musicarium, um centro de formação de jovens em orquestra. São mais de 180 alunos bolsistas, a maioria vinda da rede pública de ensino, que recebem a melhor formação para se tornarem músicos de alta performance. A iniciativa agora planeja a construção de uma sede em Joinville, com um novíssimo Concert Hall – com capacidade para uma plateia de 700 pessoas.
Terra das flores
Por falar em tradições, o município apresenta anualmente a Festa das Flores, que chegou a sua 84ª edição em 2024, com concurso de orquídeas, mercado de plantas, feira multissetorial, oficinas de cultivo, concurso de jardins e atrações musicais. O evento atrai turistas de muitos lugares, principalmente de outras cidades de Santa Catarina e do sul do país.

Jardins do Parque Hemero – foto Paula Calçade
Para uma experiência fora dos estandes e ainda mais autêntica em Joinville, o Parque Hemero possui jardins de diferentes espécies de flores, com cuidado paisagístico e interatividade para toda a família. Um dos destaques é o Campo de Cultivo, que conta com um mirante, construído com uma rampa de acesso, proporcionando a pessoas com deficiência a oportunidade de estar no mesmo nível das deslumbrantes flores e desfrutar de uma visão privilegiada de cima, contemplando toda a sua beleza em detalhes. Há também o Jardim das Tropicais, que possui uma variedade de mais de 300 espécies distintas de helicônias e outras plantas tropicais, atraindo uma diversidade de pequenos animais, como os encantadores beija-flores. Os ingressos começam em R$ 45 (adultos) no site www.visitehemero.com.br
Ainda seguindo a inspiração das cores e formas das flores, o café e empório Flores e Frutos, localizado no Otto Boulevard, é uma opção agradável para café da manhã ou da tarde e ainda almoço em Joinville. O lugar vende flores, frutas, vegetais orgânicos, vinhos, queijos, frios, bolos com ingredientes não industrializados, geleias e oferece um cardápio elaborado com comidinhas saborosas com mesas ao ar livre.

Almoço no Empório Flores e Frutos – foto @ale.slvno
Caminhos de Dona Francisca
Na área rural de Joinville, no distrito de Pirabeiraba, a rota Caminhos de Dona Francisca inclui opções de lazer, além de restaurantes especializados em pratos típicos da culinária alemã, cafés coloniais e hospedagens. Por ali, o Apiário Pfau possibilita aos visitantes conhecer a atividade de apicultura – a criação de abelhas – e degustar variados tipos de méis.
0 comentários