Dias de festa e de descanso sob o sol das Ilhas Baleares, no Mediterrâneo

por | jul 18, 2025 | Cultura, Entretenimento, Hospedagem, Lifestyle, Luxo, Noite, Passeios, Turismo, Viagens | 0 Comentários

Nas Ilhas Baleares, Mallorca e Menorca equilibram descanso com belas paisagens, aventura em trilhas e agito de restaurantes e bares que valorizam ingredientes e receitas locais

Um dos principais destinos do verão europeu há anos, a ilha de Mallorca, a maior do arquipélago das Ilhas Baleares, na Espanha, é sinônimo de dias preguiçosos ao sol, mergulhos no mar azul-turquesa e infinitas “copas de vino”. Os viajantes chegam em busca das paisagens impactantes da Serra de Tramuntana, com suas pequenas enseadas de águas cristalinas e vilarejos em tons terracota, muitos deles incrustados nas montanhas. Esta é, afinal, a ilha que inspirou dezenas de artistas ao longo de décadas. Poetas, escritores, pintores e compositores encontraram refúgio e inspiração nesse pequeno paraíso mediterrâneo. 

É possível passar o dia em praias paradisíacas dos mais diversos estilos como Cala Llombards, a famosa Cala des Moro ou a isolada Cala Tuent, explorar vilarejos pitorescos como Sóller, Valldemossa e Deià, e até mesmo fazer uma aula de tênis na academia do conterrâneo Rafael Nadal – e quem sabe ainda assisti-lo treinar nas quadras. É tudo vibrante: o azul exuberante do mar contrastando com as buganvílias fúcsia (plantas ornamentais), os cactos, os pés de laranja por todos os lados e, claro, os montes imponentes. 

 

Vista aérea da praia Cala Deià, em Mallorca – foto Shutterstock

 

Com uma história tão rica e diversa quanto suas paisagens, e localização estratégica, a ilha serviu como ponto de encontro de diferentes civilizações: dos fenícios aos gregos e romanos, dos mouros aos catalães. Esse caldeirão cultural é perceptível na arquitetura e na gastronomia local que conquista turistas de todos os cantos do mundo. Os pratos destacam ingredientes saborosos como azeite, vegetais, carnes curadas e frutos do mar. 

Pelas ruas e restaurantes é possível encontrar delícias como a ensaimada, uma massa leve de forma espiral, polvilhada com açúcar de confeiteiro; a sobrasada, um embutido de porco com páprica, comum em pães, tortas salgadas e pratos quentes; o tumbet, um prato vegetariano parecido com a ratatouille; e o arroz brut (arroz caldoso com carnes e especiarias). Simplicidade e sabor marcam também o tradicional “pa amb oli” (pão com tomate e azeite). A culinária é acompanhada por vinhos e licores de ervas, formando uma cozinha autêntica, rústica e cheia de identidade.

 

Palácio Real de La Almudaina, em Mallorca – foto iStockphoto

 

Alcançar e aguçar esses sentidos todos pode demorar um pouco, uma vez que não há voos diretos para Mallorca partindo do Brasil. Uma boa opção é voar com a companhias Iberia e Air Europa, que fazem o trajeto São Paulo-Palma com uma conexão rápida em Madri. Também há voos saindo de diversas cidades europeias, como Londres e Barcelona. E uma alternativa é chegar de balsa, em travessias regulares partindo de Barcelona e Ibiza. A ilha é grande, com muitas vilas e praias para explorar, e a melhor forma de conhecê-la é alugando um carro.

O ideal é reservar de 6 a 9 dias para visitar as principais atrações com calma. Ainda assim, é provável ir embora com a sensação de que não há dias suficientes para vivenciar Mallorca com a intensidade necessária. São mais de 200 praias e enseadas espalhadas por sua costa, além de vilarejos, trilhas e pontos históricos a serem descobertos.

Onde o encanto começa

A capital da ilha, Palma, passa despercebida por muita gente como um simples ponto de chegada, mas seu centro é encantador: repleto de lojas, restaurantes charmosos, hotéis boutique e construções históricas como a famosa Catedral de La Seu e o Palácio de Almudaina. É agradável caminhar sem pressa pelo Passeig del Born e terminar o dia no bairro La Lonja, repleto de barzinhos.

 

Famosa Catedral de La Seu, em Palma de Mallorca – foto iStockphoto

 

Para almoçar ou jantar, a dica é o restaurante El Camino Tapas Creativas, que conta com um ambiente em formato de corredor, com um balcão longo e uma seleção variada de tapas para compartilhar. No enxuto menu, chamam a atenção os pescados e os frutos do mar, como as vieiras pequenas (ou zamburiñas) e o salmonete com molho “vierge” – peixe típico do Mediterrâneo servido com molho francês à base de tomates, ervas frescas, limão e azeite. 

Já entre as opções que misturam outras influências, o destaque é o Fera, do chef austríaco Simon Petutschnig, que funde cozinha japonesa com a balear, em um lindo palacete renovado. O lugar trabalha com menu degustação de quatro ou sete etapas no jantar (a partir de 99 euros) e executivo no almoço. Um de seus menus mais icônicos foi o Això és Mel, cujo nome significa “Isso é mel” em mallorquín, que trouxe a versatilidade do mel local e culminava com uma sobremesa de mel, pólen, caramelo e leite, celebrando a doçura natural da ilha. Por lá, o chef agora oferece opções vegetarianas sofisticadas, como beterraba com framboesa, queijo de cabra e ponzu; e cenouras pequenas com tamarindo, curry e capim-limão.

 

Menu “Això és Mel”, do restaurante Fera – foto reprodução Instagram

 

O La Rosa Vermuteria & Colmado é ideal para momentos descontraídos, com uma pegada retrô e cozinha especializada em tapas. O cardápio oferece uma variedade de tapas, incluindo croquetes caseiros de espinafre e queijo azul, espetos de anchova, polvo grelhado e costeletas de cordeiro. Como o nome diz, o vermute é uma especialidade da casa, com uma seleção que inclui o tradicional catalão Yzaguirre, servido direto  da barrica. O lugar costuma lotar no happy hour e é recomendável chegar cedo. 

E conhecida pela fachada modernista e pela preservação de receitas mallorquinas, a padaria Forn des Theatre resgata sabores autênticos da ilha. Além das ensaimadas e panades (empadas salgadas), o local inclui especialidades sazonais como cocas para Sant Antoni (como foccacias) e formatjades (tortas de queijo fresco) para a Páscoa. 

Mallorca reserva muitas opções de hospedagem, mas os hotéis boutique costumam agregar o charme e conforto que a ilha emana. Projetado pelo renomado designer parisiense Jacques Grange, o Hotel Cappuccino ocupa um edifício do século 19 na Plaza de Cort, no centro de Palma. O hotel dispõe de 32 quartos e suítes, cada um com decoração que mistura referências locais e internacionais. Também na mesma linha, o Concepció By Nobis, entre o centro histórico e o bairro de Santa Catalina, combina a rica história de um edifício do século 16 com um design contemporâneo escandinavo, criado pelo premiado escritório sueco Wingårdhs.

 

Acomodação do Hotel Cappuccino, no centro da capital de Mallorca – foto reprodução Instagram

 

Beleza em abundância

Aninhada nas encostas da Serra de Tramuntana, Deià é uma vila de Mallorca repleta de charme e inspiração artística com ruas estreitas e casinhas de pedra, lojas de artesanato e natureza. O pequeno paraíso ganhou notoriedade internacional quando o poeta e romancista britânico Robert Graves se estabeleceu por lá na década de 1930. Sua residência, Can Alluny, tornou-se um centro cultural e literário, e hoje abriga a Fundació Robert Graves, dedicada à sua memória.

Aos aventureiros, o Caminho de Pedra Seca, que atravessa a Serra de Tramuntana, passa pela vila, oferecendo trilhas para caminhadas e ciclismo com paisagem panorâmica. A apenas 30 minutos a pé do centro, encontra-se a Cala Deià, uma enseada rochosa com águas cristalinas, procurada para natação e snorkeling. Durante a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a outubro), o clima é ameno e as trilhas estão floridas, evitando as multidões do verão.

 

Cala Déia – foto @carssun / reprodução Instagram

 

Um dos restaurantes mais bonitos de Deià, El Olivo, fica no Hotel Belmond La Residencia, cercado por oliveiras e com vista para a serra. Há ainda o Sa Foradada, que é perfeito para admirar o mar e tomar um drinque no pôr do sol, e o Sebastian, onde é recomendável que se reserve uma mesa no terraço e chegue cedo para aproveitar o entardecer com ares bucólicos.

Irmã menor

Menorca fica a apenas 69 quilômetros de distância de Mallorca. Consideravelmente menor em extensão, a ilha esbanja uma paisagem mais selvagem e praias de beleza impressionante, que lhe renderam o título de Reserva da Biosfera pela Unesco, e merece também alguns dias no roteiro. O lugar resistiu à especulação imobiliária e manteve seu charme autêntico, sendo perfeito para dias relax em meio à natureza ainda mais reclusa. 

Para adentrar esse refúgio diminuto, o Camí de Cavalls é uma trilha histórica de quase 185 km que contorna toda a ilha, sendo ideal para ciclistas e trilheiros. Outra forma de conhecer Menorca são os passeios de barco, que permitem chegar a praias isoladas e grutas de difícil acesso por terra, disponíveis em versões privadas ou em grupo, saindo de diferentes pontos da ilha.

 

Vista aérea da Galeria Hauser & Wirth Menorca na Illa del Rei – foto Illa del Rei / divulgação

 

Em um interessante contraste entre o passado e o presente, a “irmã menor” abriga ainda 1.600 talaiots – estruturas de pedra do século 4 a.C, e agradáveis galerias de arte contemporânea, como a Galeria Hauser & Wirth Menorca, inaugurada em 2021 na Illa del Rei – em um antigo hospital naval do século 18, com acesso via uma curta viagem de barco.

As belezas naturais se revelam nas praias como Cala Macarella e Cala Macarelleta, que fazem parte de uma área de preservação e são verdadeiros cartões postais, além de Cala Turquetta, com suas águas cristalinas em tom azul-turquesa cercadas por falésias. Para a hospedagem em Menorca, o Hotel Vestige Son Vell é uma excelente opção, situado em uma antiga finca cercada por jardins, pomares e oliveiras. O lugar é uma mansão veneziana do século 18 totalmente restaurada e materializa muito bem o encantamento de dias entre as duas versões de um sonho mediterrâneo.    

 

Fachada do Hotel Vestige Son Vell, em Menorca – foto divulgação

 

Hotel Cappuccino
Plaza de Cort 7001, Palma de Mallorca, Ilhas Baleares, Espanha.
Tel. +34 871 037 437
Diárias a partir de R$ 2.438

Concepció By Nobis
Carrer de la Concepció 34, Palma, Ilhas Baleares, Espanha.
Tel. +34 971 915 025
Diárias a partir de R$ 2.493

Hotel Vestige Son Vell
Camí de Son March s/ nº, Ciudadela, Menorca, Ilhas Baleares, Espanha.
Tel. +34 911 118 161
Diárias a partir de R$ 5.512

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap