Grande reforma de Congonhas que será implementada em fases teve início em dezembro e algumas mudanças já podem ser percebidas pelos usuários do aeroporto. Uma novidade é a troca dos ônibus a diesel por veículos elétricos para o transporte dos passageiros nos embarques remotos
Sob gestão da Aena desde o final de 2023, o Aeroporto de Congonhas já está com sua grande modernização em andamento. As obras começaram no dia 11 de dezembro. Nesta 1ª fase, com 16 meses de duração, as principais atividades serão no pátio remoto, nos hangares, nos terminais de carga e nas pistas de taxiamento das aeronaves. Uma mudança já implementada é a troca de ônibus a diesel por veículos 100% elétricos para o transporte dos passageiros nos embarques e desembarques remotos. O modelo tem zero emissão de gases e ruídos, com autonomia de 270 km a cada carga. Esses ônibus sustentáveis vão gerar uma redução anual de 510 toneladas nas emissões de CO2 do terminal.
Outra novidade já entregue é o novo Lounge VIP do Bradesco, que foi ampliado e agora tem 1.000 m² de área com espaços para descanso, trabalho e entretenimento, além de uma maior oferta gastronômica.
Na 2ª fase, começará a construção do píer do novo terminal de passageiros, acontecerá a revitalização e adaptação do hangar tombado da Varig e terá início a instalação das novas esteiras de bagagens. Na 3ª fase, serão montadas as pontes de embarque do novo píer e será instalado o novo sistema de controle e processamento de bagagens.

Novos ônibus elétricos em Congonhas – foto divulgação
A 4ª fase é a hora de finalizar as obras no pátio remoto e a ampliação da área de desembarque. A 5ª fase ficará marcada pela conclusão das obras do novo terminal de passageiros (processador, píer e hangar tombado) e pela entrega de 16 das 19 novas pontes de embarque. Também será quando as obras na área do Pavilhão de Autoridades serão finalizadas.
Por fim, na 6ª fase, prevista para o 1º semestre de 2028, será o momento da abertura da nova área com 20 mil m² para lojas e restaurantes e da homologação do novo terminal pela Anac para o início da operação do novo terminal.
Radar
Route du soleil
A partir do dia 22 de abril, as ilhas caribenhas de Martinica e Guadalupe poderão ser acessadas pelos brasileiros via Fortaleza. É de lá que sai o voo da Air France proveniente de Paris, que antes de rumar ao Caribe ainda faz uma breve escala em Caiena, na Guiana Francesa. Os voos saem da capital do Ceará nas quartas-feiras com destino às cidades de Fort-de-France (Martinica) e Pointe-à-Pitre (Guadalupe). No sentido contrário, os voos acontecem às terças.
Zapfree no more
A Gol encerrou o acesso gratuito a aplicativos de mensagens como WhatsApp durante os voos. Agora os passageiros precisam pagar R$ 10 para utilizar o serviço. A medida encerra uma cortesia oferecida desde julho de 2022, quando o pacote de mensagens gratuitas foi liberado a todos. Em janeiro de 2024, o benefício foi restringido apenas aos membros do programa de fidelidade Smiles e, agora, foi descontinuado. O acesso a filmes, séries e TV ao vivo na plataforma Gol Online continua sendo gratuito para todos a bordo.
Troca de alianças
Em razão da aquisição de parte da Ita Airways pelo Grupo Lufthansa, a companhia italiana está deixando a aliança SkyTeam, liderada pela Delta e pela Air France-KLM. O processo de saída será finalizado até 30 de abril. Após 3 anos fazendo parte da SkyTeam, a Ita Airways deve se integrar em breve à Star Alliance, capitaneada pela United Airlines e pela Lufthansa.
0 comentários