fbpx
logo
logo

A Costa Doce gaúcha é destino com praias sossegadas, passeios históricos e hospedagem charmosa

por | fev 19, 2021 | Hospedagem, Passeios, Turismo, Viagens | 0 Comentários

O relógio tem outro ritmo nas praias da Costa Doce do Rio Grande do Sul. Ao som do vento quase constante e do balanço de figueiras centenárias, cidades como Arambaré, Tapes e São Lourenço do Sul são verdadeiros refúgios no sul gaúcho, que merecem ser apreciados com calma. Apesar de belo, o litoral de água doce do estado ainda é um tanto rústico e pouco frequentado pelos brasileiros. Por ali circulam viajantes regionais e uruguaios, que têm a curta distância como aliada.

As praias começam a menos de 100 quilômetros de Porto Alegre e boa parte delas têm origem na Lagoa dos Patos – maior laguna da América do Sul. Pela orla, a natureza é exuberante. Há árvores robustas e largas extensões de areia dourada. Também é comum ver amontoados de juncos (plantas de longos caules e flores únicas) na beira da água, pássaros e barquinhos descansando no balanço da lagoa.

 

Costa Doce gaúcha - Praia das Ondinas
  • Save

Praia das Ondinas, em São Lourenço do Sul – Foto divulgação/ Anelise Zanoni

 

Com jeito de cidade pequena, Tapes pode ser o ponto de partida para viagem à Costa Doce. A cerca de 80 quilômetros da capital gaúcha, o destino se destaca pelo turismo rural. Um dos lugares mais famosos é o Butiazal, uma área com fazendas e floresta com mais de 700 hectares de butiazeiros (árvores de butiá, fruta da região). É o maior e mais antigo butiázal do país. Por ali estão as fazendas Machado Vieira e Três Irmãos. Na primeira, a paisagem repleta de árvores contrasta com um lago. A Fazenda Três Irmãos garante o contato com animais, como ovelhas e cavalos, e tem uma das vistas mais belas, a partir de um mirante.

 

Fazenda Três Irmãos, em Tapes
  • Save

Fazenda Três Irmãos, em Tapes – Foto divulgação/ Anelise Zanoni

 

Figueiras centenárias e muita história

Com a maior concentração de figueiras centenárias em solo gaúcho, Arambaré tem faixas de areia repletas de árvores. Entre os roteiros de ecoturismo, o Caminho das Figueiras Centenárias é imperdível. Passa por praias, fazendas e dunas. Na trilha pela areia há bromélias, orquídeas e até plantas carnívoras. Algumas árvores são tão antigas que é possível observá-las por dentro do tronco. O passeio termina com farto piquenique com licor e suco de butiá, queijo, salame, pães e espumante geladinho.

 

Tapes - Figueira centenária
  • Save

Figueira centenária em Arambaré – Foto divulgação/ Anelise Zanoni

 

Praias de águas tranquilas e casarões que contam parte da Revolução Farroupilha são alguns atrativos de São Lourenço do Sul. Na área litorânea, a praia das Nereidas é uma das mais conhecidas, com seus bares e restaurantes, e as praias das Ondinas e da Barrinha são disputadas por famílias.

Para quem gosta de história, a 1,5 quilômetro do centro da cidade está a Fazenda do Sobrado, que pertenceu a Anna Joaquina Gonçalves da Silva, irmã de Bento Gonçalves. O casarão branco, de janelas e portas bordô, foi cenário da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, da Globo, e hoje é ponto de contemplação. Na mesma residência ocorre uma das paradas do projeto “Do Violino à Estância” – passeio que se inicia em um ônibus dos anos 1970 e depois segue para uma rápida viagem de escuna. Apresentações de músicos e dançarinos fazem parte do programa, que custa R$185 por pessoa e inclui uma refeição.

 

Casarão da Fazenda do Sobrado, em São Lourenço do Sul
  • Save

Casarão da Fazenda do Sobrado, em São Lourenço do Sul – Foto divulgação / Anelise Zanoni

 

Descanso charmoso e saboroso

A gastronomia da Costa Doce herdou referências das culinárias portuguesa e açoriana, e se mistura com o conhecimento dos pescadores locais. A mescla faz com que muitos restaurantes trabalhem com frutos do mar frescos. Em época de safra e, quando o mar avança pela lagoa, fazendas de camarões prosperam, e o crustáceo é o atrativo do cardápio.

São Lourenço do Sul concentra bons restaurantes, entre eles o Tropicalis. Com vista para a lagoa, serve peixes, como o linguado com molho de camarões, além de filés, hambúrgueres e pizzas.

 

Praia em São Lourenço
  • Save

Praia em São Lourenço – Foto divulgação / Anelise Zanoni

 

Àqueles ligados em bons cenários para fotos, vão adorar a “Cafeteria Encantos da Lagoa”, em Tapes. Instalada em um charmoso casarão, tem estilo retrô e possui um pátio decorado com luzes, balanço e cadeiras coloridas. O cardápio conta com cafezinho e diferentes tipos de lanches, como torradas, quiches, tábua de frios, pastéis e doces.

Hotéis com estrutura para famílias e pousadinhas simples predominam na Costa Doce. São Lourenço do Sul é a melhor referência de hospedagens para quem deseja mais conforto e charme. O Hotel das Figueiras fica em um antigo prédio em uma das áreas mais bonitas da Praia das Nereidas e tem piscina e uma ampla sala de café da manhã. Com vista para a Lagoa dos Patos, a Pousada Verde Água está em uma área arborizada e com plantas nativas. O local é dividido entre 13 cabanas e 22 bangalôs rústicos.

Outra possibilidade repleta de charme é se hospedar em Pelotas, a cerca de 70 quilômetros de São Lourenço do Sul. A Charqueada Santa Rita tem acomodações em prédios antigos restaurados e todos os quartos têm peças escolhidas em antiquários.

 

Charqueada Santa Rita, em Pelotas
  • Save

Charqueada Santa Rita, em Pelotas – Foto divulgação/ Anelise Zanoni

 

Como chegar

A maneira mais fácil de visitar as praias de Tapes, Arambaré e São Lourenço do Sul é partir da cidade de Porto Alegre. Há voos da Azul e Latam que partem da capital e vão a Pelotas. Devido à pandemia, é preciso estar atento às frequências de voos. Para quem vai de carro a partir de Porto Alegre ou de Pelotas, boa parte do roteiro é feito pela BR-116, duplicada ao longo do percurso.

 

Praia Jacarezinho, em Tapes
  • Save

Praia Jacarezinho, em Tapes – Foto divulgação / Anelise Zanoni

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap