À frente da ONG, o economista e empreendedor social Ari Weinfeld estimula a cultura de doação no varejo por meio do arredondamento do troco na boca do caixa
Segundo a cartilha do Movimento Arredondar, grandes mudanças podem nascer dos menores gestos. “O mecanismo é simples: ao passar pelo caixa de nossas lojas parceiras, os consumidores têm a opção de arredondar o valor quebrado de suas compras e reverter os centavos remanescentes em microdoações para uma das mais de 60 ONGs com que contribuímos”, explica o economista e empreendedor social Ari Weinfeld. É ele quem encabeça o projeto sem fins lucrativos que, desde 2011, marca presença no check-out das principais redes varejistas do país – dentre elas, gigantes como Burger King, Petz, GOL Linhas Aéreas e Pão de Açúcar.
Em entrevista à 29HORAS, Weinfeld refletiu sobre o “jeitinho brasileiro” de pensar a solidariedade e contou mais detalhes sobre o programa – que, em 10 anos de atuação, já foi responsável por realocar para ações humanitárias e ambientais cerca de R$ 8 milhões de reais, em centavos arredondados. Confira trechos dessa conversa a seguir:
Como o Brasil se relaciona, hoje, com a solidariedade?
Somos um país naturalmente solidário, mas ainda muito seletivo. Só costumamos presenciar grandes mobilizações em situações de calamidade. Tornar a doação um hábito social ainda é um desafio, e é por meio desse pilar que agimos. Mas eu sinto que temos vivido anos surpreendentemente empáticos. A pandemia incentivou muitos brasileiros a olharem com mais carinho para a filantropia.
Aliás, como o Movimento Arredondar passou pela pandemia, com a queda de compras no varejo?
Durante o período de lockdown, a arrecadação em lojas físicas caiu exponencialmente. Com a paralisação do varejo – que correspondia a mais de 90% da nossa fonte de repasse –, o jeito foi investir no digital. Expandimos nossa atuação para o check-out de sites de e-commerce e aplicativos de bancos. Agora, os consumidores podem arredondar compras online, faturas e boletos no app das principais instituições financeiras do país.
Por quais trâmites deve passar uma empresa que deseja se afiliar ao projeto?
Basta se inscrever no nosso site (www.arredondar.org.br), escolher com quais causas e ONGs deseja contribuir e receber todo o treinamento técnico para instalação do nosso sistema. Às empresas aderidas também é oferecido suporte jurídico e contábil para manutenção do projeto. Tudo, é claro, gratuitamente. Não são cobradas taxas nem mensalidades das varejistas parceiras.
Qual é o impacto de ações como a do Movimento Arredondar para as empresas?
Além de ajudar a transformar realidades, marcas que investem em solidariedade adquirem inúmeras vantagens competitivas – que vão desde a redução de problemas com troco até uma maior chance de elegibilidade por investidores, que estão cada vez mais desejosos por atrelar sua imagem a empresas engajadas e socialmente disponíveis. Apostar em ações humanitárias é investir no futuro!
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