Maju de Araújo tem plena consciência de seu pioneirismo. “A maioria das pessoas que assiste a um desfile de moda não espera ver alguém como eu ali no meio. Minha imagem causa impacto, e eu gosto disso, de ser diferente”, pontua, orgulhosa – e com muitos motivos para isso. Em 2021, a carioca de apenas 19 anos se tornou a primeira modelo brasileira com Síndrome de Down a cruzar a passarela da Milão Fashion Week – feito que a levou direto para a lista Forbes Under 30 dos jovens mais promissores do país e a transformou em referência de representatividade.
“Nós somos educados a acreditar que é impossível. Quando não nos vemos representados, nossa primeira reação é nem tentar”, conta a modelo que, por anos, adiou a realização do sonho. Além das batalhas travadas diariamente contra o preconceito, ela teve de lidar com uma cirurgia cardíaca e com uma meningite que a induziu a um coma. “Quando despertei, decidi que era hora de arriscar. Pedi para minha mãe me matricular na Schools Model do Rio de Janeiro em 2019, e em poucos meses já estava desfilando em pequenos eventos.”
Agora, três anos depois, o plano é rodar o mundo. “Neste ano, vou voltar a Milão e estarei nas Semanas de Moda de Paris e de Londres”, adianta. Ela, que hoje integra o quadro de embaixadoras da L’Óreal Paris (maior marca de beleza do mundo) e acaba de lançar sua própria coleção de joias em parceria com a grife AHMI, também marcará presença na São Paulo Fashion Week e na Brasil Eco Fashion.
Desenvolta nas passarelas e nas redes sociais, Maju acumula mais de 500 mil seguidores no Instagram. Entre os fãs conquistados mundo afora, estão, inclusive, celebridades como Tatá Werneck, Preta Gil e Larissa Manoela. “A internet nos dá a oportunidade única de mostrar para o grande público que o que nos limita não é nossa síndrome e, sim, o preconceito.” Dona de um carisma contagiante, ela compartilha seu dia a dia de agendas lotadas em stories divertidos, sem abrir mão de seu ativismo.
0 comentários