Ativações em grandes eventos e campanhas personalizadas para diferentes plataformas atraem públicos diversificados para as marcas da Mondelez
Com receita líquida de cerca de US$ 36 bilhões em 2023, a Mondelez é a proprietária de marcas de snacks famosos como Bis, Oreo, Club Social, Tang e Trident. Além dos números surpreendentes, a companhia se orgulha por ter sido certificada, pela GPTW (Great Place To Work), como um dos Melhores Lugares para se trabalhar no Brasil em 2023, e por ser uma das Empresas Mais Atrativas para Estudantes, segundo a Universum. A empresa possui ainda compromissos com diversidade, equidade, inclusão e sustentabilidade. Em entrevista à 29HORAS, Renata Vieira, VP de marketing da Mondelez Brasil, detalha essas ações e explica as estratégias para manter a atenção e a fidelidade dos consumidores brasileiros.
Como a Mondelez equilibra as necessidades globais com as demandas do mercado brasileiro?
Por aqui, buscamos o equilíbrio entre as necessidades globais de negócios e as necessidades do consumidor brasileiro, adaptando-se às preferências e tendências locais usando uma estratégia de produto, marketing e vendas regionalizada. As campanhas são cuidadosamente personalizadas para ressoar com a cultura brasileira e com os diferentes públicos-alvo a depender da marca, por exemplo, usando influenciadores e plataformas digitais como TikTok e grandes convenções, como a CCXP, para criar uma conexão autêntica com o público.
Ativações da Bis na CCXP e no MorumBIS, além de campanhas do Clube Social no TikTok, mostram que a comunicação da Mondelez está bastante focada em atrair consumidores jovens. Quais estratégias têm sido aplicadas para conquistar diferentes gerações?
Cada marca da Mondelez Brasil tem seu público-alvo específico. Bis, por exemplo, é uma marca moderna, com foco principal na geração Z, mas que também busca engajar outros públicos. As ativações na CCXP, no MorumBIS e os conteúdos no TikTok são maneiras de conectar Bis a momentos de consumo jovens e dinâmicos. Além disso, temos outras marcas como Lacta, que adotam uma abordagem mais emocional, visando criar conexões afetivas com os consumidores de diferentes gerações. O relançamento de produtos icônicos, como Bis Limão, é uma forma de atrair os consumidores nostálgicos, enquanto parcerias estratégicas, como o naming rights do estádio MorumBis, ajudam a marca a se conectar com diversos grupos, especialmente torcedores.
Como a Mondelez tem adaptado seus produtos às tendências de saúde e bem-estar, considerando a crescente demanda por alimentos mais saudáveis?
Nosso compromisso é empoderar as pessoas a escolherem o snack certo, para o momento certo e feito da maneira certa. Temos um portfólio amplo e variado, com opções que atendem a diferentes momentos de consumo e preferências. Investimos em ferramentas de educação sobre porções e no conceito de Mindful Snacking, ou seja, incentivo ao consumo consciente, oferecendo produtos em porções adequadas, como Lacta 34g e Mini Oreo, ideais para o consumo individual.
Há planos para o lançamento de novos produtos ou linhas no Brasil?
Lançamos recentemente Bis Limão e Bis Xtra Branco, expandimos as opções de sabores de Club Snack e apresentamos o Oreo Coca. Também relançamos produtos queridos como o Belvita, agora com mais cereais integrais, e a clássica Bubbaloo bala macia. Nosso compromisso é continuar surpreendendo os consumidores com inovações para todas as ocasiões.
Quais são os compromissos da Mondelez em relação à sustentabilidade, tanto na produção quanto na comunicação com os consumidores?
Pensando em práticas sustentáveis de produção, temos o programa global Cocoa Life, que promove o reflorestamento e garante práticas e técnicas avançadas de cultivo de cacau, promovendo conhecimento técnico aos mais de 1.900 produtores registrados no programa. Nosso objetivo com o programa é capacitar os produtores brasileiros, cada vez mais, com o manejo correto das amêndoas para aumentar a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade de suas produções, entregando grãos de qualidade para o mercado. Temos ainda iniciativas de otimização do uso de água e energia em nossas fábricas. No Brasil, por exemplo, operamos com energia elétrica limpa. Também investimos para tornar todas as nossas embalagens prontas para serem recicladas e já estamos em 97%.
MONDELEZ
• Surgiu em 1923, em Chicago, nos EUA
• Presente em 150 países
• Chegou ao Brasil em 2012
• Mais de 7.500 colaboradores no país
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