fbpx
logo
logo

Com retorno presencial em vista, setor de franquias aposta na digitalização para driblar a crise econômica

por | set 16, 2021 | Franquias, Negócios | 0 Comentários

Setor de franquias do presente e do futuro.

Nos próximos meses, investir em franquias pode ser rentável para muitos empreendedores. O setor foi um dos poucos que terminou 2020 em franca expansão, chegando a dezembro com um aumento de 6,8% no faturamento. Para o segundo semestre de 2021, com perspectivas para a retomada gradativa dos encontros presenciais entre franqueadores, as projeções apontam cenários ainda mais promissores.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas no primeiro trimestre deste ano foram abertas 3,3% mais unidades franqueadas, contra 2,3% em 2020. De acordo com o presidente da instituição, André Friedman, essa expansão considerável, mesmo em uma época de crise, é reflexo das possibilidades atrativas de se investir em franquias. “Diferente de negócios iniciados do zero, unidades de franquias já abrem as portas com vantagens. Você assume um ‘braço’ de uma empresa que já tem know-how, o que é garantia importante de público-consumidor e possíveis lucros logo nos primeiros meses.”
Outro trunfo que permitiu ao setor se manter em movimento mesmo durante o período de comércio e shoppings fechados foi a aposta no segmento de “home-based”. “São microfranquias cuja atuação dispensa pontos comerciais e o serviço pode ser instalado na própria casa do franqueado. Além de demandar um aporte financeiro bem menor – até R$ 105 mil –, elas têm atuação virtual e não são atingidas pelas políticas de distanciamento social. No futuro pós-pandemia, a presença digital deve seguir como uma das grandes tendências”, afirma.

Retorno presencial

 

  • Save

Foto iStockPhoto | Jacoblund

 

Após mais de um ano com eventos exclusivamente online, o primeiro encontro presencial de franqueadores já tem data e local confirmados. A Expo Franchising Rio, segunda maior feira do segmento no país, acontece de 11 a 13 de novembro no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio de Janeiro, e deve contar com a participação de mais de 300 marcas de todo o Brasil. Ainda adaptado aos protocolos de saúde, o evento terá capacidade de público limitada e a venda de ingressos acontecerá exclusivamente pelo site da ABF a partir de outubro.
Além de conversas individuais com empresários, os visitantes terão acesso a painéis informativos e workshops-relâmpago. A novidade deste ano é uma ala destinada exclusivamente a microfranquias. “Esse foi o segmento que mais cresceu em 2020 e é grande aposta para 2022. Grandes players do mercado têm investido em modelos compactos, como trucks e quiosques, que podem ser dirigidos com muito mais autonomia pelos franqueados”, explica Rogério Gama, diretor da ABF Rio, organizadora do evento.
Casa e construção, turismo, alimentação e educação voltada à tecnologia são os setores que mais devem atrair os olhares e investimentos dos visitantes da feira. “Essas áreas ganharam novo fôlego com o avanço da vacinação, e já é possível vislumbrar retornos positivos em um futuro não tão distante”, finaliza.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap