Após a liberação da pista que ficou com sua operação limitada a aviões pequenos durante todo o verão 2024/2025, o aeroporto do arquipélago finalmente volta a receber as aeronaves de maior porte das principais companhias nacionais, inclusive voos oriundos de São Paulo (Guarulhos)
Depois de um longo período de obras no aeroporto de Fernando de Noronha, os aviões a jato voltaram a pousar no paradisíaco arquipélago. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) liberou o retorno das operações desse tipo de aeronave em meados de março, coincidentemente na semana em que a VoePass foi obrigada a suspender suas atividades por desrespeito a regras básicas de segurança — a companhia mantinha voos entre as ilhas e o continente com seus turboélices ATR.
Depois de uma série de atrasos, os trabalhos de recapeamento na pista começaram em setembro de 2024, com previsão de conclusão em 60 dias e orçamento de R$ 60 milhões. Mas só terminaram agora, depois do final da alta temporada de verão.

Avião da Gol no Aeroporto de Fernando de Noronha – foto divulgação
Agora em abril, a Latam oferece quatro voos semanais na rota Recife-Noronha (às segundas, quintas, sextas e domingos), com aeronaves Airbus A320. A partir de maio, terá também cinco voos semanais (às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos) entre Guarulhos e Noronha, com aeronaves Airbus A319, que partem de São Paulo sempre às 7h40 e chegam ao paraíso nordestino às 13h15 no horário local (o percurso demora ‘apenas’ 3h50, mas há uma hora de diferença de fuso).
A Azul retoma seus voos ligando Recife a Noronha no dia 7 de maio, com 18 frequências semanais, operadas por jatos Embraer 195E2. No final de 2025, com o início da alta temporada de verão, a companhia planeja colocar em operação voos ligando Campinas (Viracopos) e Belo Horizonte (Confins) ao terminal da ilha, o Aeroporto Governador Carlos Wilson.
A Gol, por sua vez, já começou este mês operando voos diários de Recife à ilha e de Guarulhos, sem escalas, até o arquipélago pernambucano. Os Boeings 737 Max da companhia saem de São Paulo às 8h40 e chegam à ilha às 14h45. Do Recife, os voos partem às 12h30, com chegada a Fernando de Noronha também às 14h45.
Radar
Espanhola
A partir do dia 9 de junho, a Azul terá voos ligando Viracopos ao aeroporto de Barajas, em Madri. Inicialmente serão quatro voos semanais operados por aeronaves Airbus A330neo, às segundas, quartas, sextas e sábados. O voo sai de Campinas às 20h30 e chega na Espanha às 11h30. No sentido inverso, o avião decola de Madri às 16h20 das terças, quintas, sábados e domingos. A partir de julho, a rota também terá saídas de Viracopos às terças.
Do Leme ao parreiral
A companhia aérea de ultrabaixo custo JetSmart estreia no dia 9 de maio seus voos ligando o Rio de Janeiro a Mendoza, na Argentina. A nova rota terá duas operações por semana, às sextas e domingos, partindo do Galeão às 13h20 e chegando ao Aeroporto Internacional El Plumerillo (MDZ) às 17h47. A cidade de Mendoza, aos pés da Cordilheira dos Andes, é a “capital” dos vinhos argentinos. No lançamento, a empresa ofereceu passagens a R$ 582 por trecho (incluindo taxas e impostos).
Novela
A entrega do People Mover de Guarulhos, Aeromóvel que ligará os três terminais do aeroporto com a estação da Linha 13-Jade da CPTM, foi adiada mais uma vez. O projeto inicial era de ter o sistema de trens operando em 2024, e a última promessa era que, até março, o monotrilho já estaria recebendo passageiros. A nova previsão é colocar em operação plena em meados do segundo semestre deste ano ou, na pior das hipóteses, antes do final de 2025.
0 comentários