Dois dos principais nomes da criação de conteúdo em moda e lifestyle no Brasil e no mundo, Silvia e Maria Braz cativam o mercado de luxo com autenticidade e muita parceria
O Instagram se tornou uma importante ferramenta para a disseminação de informação e entretenimento. Nessa plataforma, Silvia Braz e Maria Braz – mãe e filha, respectivamente – trabalham como comunicadoras de moda e estilo de vida, especialmente no mercado de luxo, que é acessível a poucos, mas gera muita curiosidade e encantamento.
Aos 44 anos, Silvia é referência no mundo fashion. Ela está entre os top 3 influenciadores mais admirados pelo mercado deste ano e figura na lista das Mulheres de Sucesso da Forbes 2024. Natural de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, e formada em Direito, começou a carreira como criadora de conteúdo com seu blog, em 2010. Hoje, Silvia vive entre São Paulo e o Rio e cobre as principais semanas de alta costura no mundo, em parceria com grandes grifes como Carolina Herrera, Dior, Dolce & Gabbana, Fendi, Gucci e Prada. A influenciadora tem mais de 50 contratos ativos, incluindo uma coleção de bolsas e calçados que levam sua assinatura, lançada neste ano pela Arezzo.
Mãe de três filhas (Maria Vitória, de 24 anos, Maria Antônia, de 19, e Maria Isabela, de 10), ela é também colega de profissão de sua primogênita, que segue os mesmos passos, mas com ligação mais forte com as gerações Z e Alpha, trazendo um frescor e um olhar diferenciado para um mercado por vezes saturado.
Maria fez de São Paulo sua casa e, munida de todos os aprendizados absorvidos com o trabalho da mãe, solidificou seu nome junto às mais importantes marcas de moda do mundo. Em 2024, ela foi indicada como uma das influenciadoras mais pesquisadas pelas empresas, transitou pelas principais semanas de moda nacionais e internacionais, e estreou nos tapetes vermelhos dos festivais de Cannes e de Veneza. Outra novidade que vem catapultando seu sucesso é o programa “Hunting Fashion”, com entrevistas sobre moda e beleza nas redes sociais.
Em entrevista à 29HORAS, a dupla compartilha suas visões sobre o futuro do mercado da moda e dos influenciadores, detalha a parceria entre mãe e filha e vislumbra as principais tendências para 2025. Confira!
Silvia, você é uma das principais comunicadoras de moda e lifestyle do Brasil. Como teve início a sua trajetória no mundo da moda e da internet?
Sempre fui apaixonada por moda e comunicação, mas foi a Maria quem me incentivou a criar um blog. Ela tinha uns 9 anos na época e eu comecei quase que por brincadeira. Com o tempo, vi que poderia transformar essa paixão em uma profissão e, olhando para trás, acho incrível como trabalhar com as redes me mantém ativa, viva, aprendendo algo novo todos os dias. Realmente é a profissão que eu nunca sonhei, mas que se encaixou perfeitamente no que amo fazer!
Ao longo desses anos de trabalho, quais são as principais mudanças que você observou no mercado de luxo e no trabalho de influência digital?
O mercado evoluiu muito, com uma demanda crescente por autenticidade, agilidade, qualidade e transparência. Eu acredito que um criador de conteúdo que realmente consegue ter impacto nas redes sociais é quem cria uma conexão genuína com o público. Sinto que comunico mais do que produtos ou serviços, tem a ver com transmitir valores, experiências que são boas para mim e minha família e que de alguma forma podem servir de inspiração para outras pessoas. Acredito que o luxo passou a ser menos sobre exclusividade e mais sobre significado.
Maria, você já cresceu nesse ambiente digital e vendo a sua mãe nos holofotes. De que forma sua mãe te inspirou a seguir o mesmo caminho?
Crescer nesse ambiente foi enriquecedor, mas também desafiador. Eu tinha consciência de que o trabalho da minha mãe era público e demandava muita dedicação, mas só com o tempo percebi o quanto exige equilíbrio emocional. A maior inspiração que ela me deu foi a coragem de ser eu mesma. Minha mãe nunca tentou me moldar, apenas me ensinou a importância da autenticidade e do esforço. Ela é uma força da natureza e observar seu sucesso me motivou a construir meu próprio espaço, com a minha personalidade e meus valores.
Foi difícil criar o seu próprio nome no mercado, independente da sua mãe? Como lida com as comparações?
Foi desafiador, sim, mas eu vejo isso como parte do processo. Minha mãe é uma referência gigante e é inevitável que as comparações aconteçam, mas tento lidar com leveza. Para mim, é uma honra que meu nome esteja ao lado do dela, mas estou construindo minha própria trajetória. Aos poucos, vou afirmando a minha identidade e mostrando minha visão única sobre moda e comunicação.
Como surgiu a ideia do quadro ‘Hunting Fashion’? Tem alguma história curiosa de bastidores?
A ideia surgiu da vontade de explorar a moda de uma forma diferente, mostrando não apenas as tendências das passarelas, mas também o que acontece nas ruas das grandes cidades do mundo. O “Hunting Fashion” é sobre traduzir a moda de um jeito mais acessível, contando histórias e revelando os bastidores de marcas e estilos icônicos. Uma história inusitada aconteceu em Tóquio, que foi uma das cidades mais incríveis que visitei. Tive muita dificuldade para encontrar pessoas para o quadro, porque poucas falavam inglês e a maioria por lá é super discreta, o que deixou todo o processo de gravação e logística um verdadeiro desafio! Mas, no final, foi uma experiência única que rendeu histórias divertidas.
Silvia, como é criar três filhas em um mundo tão digital e conectado? Como você lida com a exposição?
Estamos sempre preocupados com o que as meninas estão consumindo. Tento orientá-las sobre limites, autenticidade, o valor das conexões reais, para que saibam que a vida não se resume ao digital. Também temos uma vida offline muito gostosa! Prezamos por viagens em família, festas de aniversário, almoços, jantares. O café da manhã, por exemplo, é um ritual na nossa casa. É o nosso momento de fortalecer o presente, o concreto. Sinto que o digital traz muitos benefícios e que podemos aproveitá-lo, sem deixar de lado a importância do toque, da risada, do abraço.
Quais são os lados positivos e negativos da internet? E do trabalho como influenciadora?
Silvia: O lado positivo é a conexão com pessoas que eu nunca teria a oportunidade de conhecer se não fosse o digital. A parte negativa é a pressão exagerada para ser perfeita. Hoje em dia já sou mais segura em dizer que não sou perfeita, sou real!
Maria: O lado positivo é, sem dúvida, a conexão com pessoas que compartilham os mesmos interesses e o alcance que temos para transmitir mensagens relevantes. O lado negativo é a pressão constante e a necessidade de criar conteúdo o tempo todo. Para mim, cuidar da saúde mental é essencial para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Maria, o que você mais admira em sua mãe? E você, Silvia, o que mais admira na Maria?
Maria: O bom humor e o alto astral dela. Minha mãe tem uma energia que contagia todo mundo ao redor, e isso é algo que eu levo para a vida. Ela me ensinou que um sorriso e uma palavra gentil podem abrir portas, e isso é algo que busco aplicar no meu trabalho.
Silvia: Fico até emocionada em falar disso, mas admiro a força e o foco da Maria. Ela é super organizada, trabalhadora, tem uma coragem que abre os caminhos dela. Amo ver como não se intimida com novos desafios e sempre busca dar o seu melhor.
Qual balanço vocês fazem de 2024? Quais foram, para cada uma, os grandes destaques e momentos mais emblemáticos?
Silvia: Foi um ano de muito crescimento, tanto pessoal quanto profissional, cheio de projetos desafiadores. Meu apartamento no Rio de Janeiro com certeza é um sonho que se realiza, assinei coleções em colaboração com marcas que admiro muito, recebi convites para prestigiar momentos de marcas que amo e fui indicada como uma das Mulheres de Sucesso da “Forbes”!
Maria: Para mim, foi um ano de conquistas e reconhecimento, especialmente ao consolidar minha presença no mercado de moda. Fui indicada como uma das influenciadoras mais procuradas pelas marcas, fiz minha estreia nos tapetes vermelhos de Veneza e Cannes, e visitei cidades maravilhosas.
Como enxergam o futuro da moda e do mercado de luxo? Quais serão as principais tendências em 2025?
Silvia: Acredito que a moda estará cada vez mais voltada para a sustentabilidade e responsabilidade social. 2024 foi um ano em que a indústria da moda mostrou sua potência, por exemplo, nos auxílios ao Rio Grande do Sul durante as enchentes e sinto que esse impacto da moda será ainda mais relevante.
Maria: Vejo a moda caminhando para um equilíbrio interessante entre o maximalismo e o minimalismo. Peças chamativas e ousadas coexistirão com um estilo mais clean e refinado. Também acredito que a sustentabilidade continuará sendo um pilar fundamental para o mercado de luxo. Mais do que nunca, o consumidor quer entender a história por trás de cada peça e saber que está fazendo uma escolha consciente.
Podemos esperar mais parcerias com marcas e grifes no próximo ano? Algum spoiler?
Silvia: Estou com vários projetos em andamento e, em 2025, acredito que uma das situações mais esperadas por mim é me ver em um filme, essa estreia já está me deixando com frio na barriga!
Maria: No ano que vem quero explorar ainda mais meu lado comunicadora, abordando temas que vão além da moda, como comportamento e estilo de vida. Um spoiler? Estou trabalhando em um novo projeto em que vou entrevistar personalidades da moda brasileira. Estou muito animada!
Foto da capa: Marlon Brambilla
Silvia: Linda de alma! Ninguém mostra o luxo sem chocar como você! Simples, Simpática, Verdadeira e Sofisticada na medida! Seu conteúdo de longe o melhor! Deixa as mesmas na mesmice! Mostrou a que veio na pandemia c um conteúdo totalmente diferenciado GENTE COMO A GENTE🥰
Pisa fundo Silvia e não olhe para trás 😍
Maria: Ah o exemplo arrasta né?! Buscou seu caminho com os valores ensinados pelos seus pais. Hoje tem seu espaço independente de ser filha de quem é!
Minha audiência diária, já me sinto até da família.
Sucesso meninas e um 2025 glamouroso para vcs 🥰🥰
Sigo a Silva desde o começo do seu blog e não consigo desgrudar mais hehehe Ela nos ajuda a evoluir tb com sua autenticidade, pioneirismo e conhecimento. Sou fã.
Maria Vitória vi crescer e se tornar uma potência para ajudar essa geração Z e Alpha a serem mais fortes e independentes. Parabéns! Excelente matéria
Que matéria maravilhosa, com uma linguagem clara e categórica de ler!
Ameiii! Que dupla maravilhosa e inspiradora ❤️🙏