Com o mercado de moda circular em crescimento, empresas investem na comercialização de roupas de segunda mão para os pequenos
As crianças crescem rápido e perdem suas roupas na mesma velocidade. E, assim como no mercado de moda adulto, há muito espaço para reaproveitamento de peças em ótimo estado de conservação, especialmente porque o tempo de uso pelos pequenos costuma ser menor. “O second hand infantil é mais aceito pelo público do que o adulto e tem menos obstáculo, porque existe menos preconceito”, analisa Luanna Toniolo, CEO e fundadora da Troc, plataforma que engloba o brechó infantil Troc Kids.
Apesar de o mercado de segunda mão ainda não estar totalmente consolidado no Brasil, hoje os brechós estão mais profissionalizados e exigentes. “Nosso diferencial é a curadoria das peças, fazemos uma análise individual de qualidade antes de comercializar qualquer item na nossa plataforma”, explica Luanna. Segundo a empresária, cada peça reaproveitada na Troc traz uma economia de pelo menos 2.700 litros de água e, em seus 9 anos de existência, a marca já reduziu 273,9 toneladas de roupas em aterros sanitários e 2 mil toneladas de CO2 na natureza.

foto iStockphoto
Uma das empresas pioneiras de moda circular no segmento de roupas e acessórios infantis é a Cresci e Perdi, que hoje conta com mais de 600 franquias em todo o país. Além de roupas do tamanho RN até 16 anos, comercializa calçados e acessórios novos e seminovos para bebês – como carrinhos, bebês conforto e banheiras –, com valores de 40% a 80% mais baratos do que as lojas convencionais.
“Não fazemos promoções ou descontos, mantemos a filosofia de desapego e valorização dos produtos. A curadoria é rigorosa e os itens são avaliados com base no estado de conservação, funcionalidade e demanda no mercado”, conta Eduardo Cunha, Diretor de Comunicação. A Cresci e Perdi não tem uma plataforma online, então é necessário ir em uma das lojas para comprar ou vender.

Loja da franquia Cresci e Perdi, de brechó infantil – foto divulgação
E a Re Petit também é um brechó online que compra e vende roupas, acessórios, calçados, brinquedos, objetos e utensílios seminovos para crianças de 0 a 14 anos. Entre as marcas premium nacionais e internacionais oferecidas estão Carter’s, Fisher-Price, Green, Paola da Vinci e Chicco. Para quem fica apreensivo de comprar online, a empresa oferece o serviço Box Re Petit, em que basta responder a um quiz e, baseado no perfil, o cliente recebe em sua casa uma seleção de peças e pode experimentar e ficar apenas com o que gostar.
Cresci e Perdi
Av. Brigadeiro Faria Lima, 600, Pinheiros.
Tel. 94353-8000.
De segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 14h.
0 comentários