230 anos de história: Vitry, marca francesa de acessórios e beleza, chega ao Brasil

por | mar 6, 2025 | Beleza, Lifestyle | 0 Comentários

Fundada na França em 1795, a Vitry é a marca mais antiga do mundo no segmento de acessórios e acaba de desembarcar no Brasil com seu portfólio de beleza

Na longínqua Idade Média, monges franceses estabeleceram uma fábrica de espadas e sabres na comuna de Nogent. O negócio resistiu até a Revolução Francesa quando, em 1795, suas oficinas foram vendidas aos irmãos Vitry, que fundaram uma marca homônima dedicada a acessórios com base na cutelaria, como tesouras, alicates, pinças e instrumentos cirúrgicos.

Mais tarde, em 1907, a empresa foi vendida novamente, dessa vez à Thinet Company, que manteve o nome original. No mesmo ano, seu fundador Jules Thinet criou o famoso aparelho de barbear de lâmina substituível tipo “borboleta” e inseriu a Vitry no mercado de beleza europeu. Outro feito aconteceu em 1954 – quando lançou uma gama profissional de manicure e pedicure desenvolvida exclusivamente para farmácias. Em 2005, a empresa se reinventou novamente e passou a produzir esmaltes e maquiagem.

 

Aparelho de barbear de lâmina substituível tipo “borboleta”, da Vitry, lançado em 1907 – foto divulgação

 

Hoje, a Vitry segue controlada pela família Thinet e está presente em mais de 50 países. É líder na França em cuidados com as unhas e esmaltes coloridos, vende uma pinça de sobrancelha por minuto em todo o mundo e possui uma coleção diversa que também inclui cuidados para homens e produtos de skincare.

Como parte de seu processo de expansão, a marca aterrissou no fim do ano passado no Brasil, pelas mãos de Adélaïde de Grandcourt, trineta de Jules Thinet e sexta geração à frente do negócio. “Meu avô foi responsável pela implantação da Vitry no Brasil por meio de um distribuidor. Depois de morar vários anos em São Paulo, achei natural relançá-la aqui. O mercado brasileiro é exigente, mas repleto de oportunidades para uma marca como a nossa. Meu objetivo é tornar o Brasil nosso maior mercado”, conta Adélaïde, que é presidente da Vitry em terras tupiniquins.

 

Produtos de beleza da Vitry que chegam ao Brasil – foto divulgação

 

Para cá, trouxe parte de seu portfólio, que está à venda em alguns pontos da Drogaria Iguatemi. A empresária fez uma seleção baseada nos best-sellers e ampliou a oferta de acessórios, incluindo pinças de sobrancelha Luxe em titânio e modelos mais criativos com estampas. Em relação aos cosméticos, focou nas linhas Green e Vegana para se destacar dos concorrentes e atender às novas demandas dos consumidores.

Apesar de não ter lojas físicas, os planos de expansão incluem um e-commerce próprio, a chegada de novos produtos e ampliação dos pontos de venda. “Quero aumentar o reconhecimento da marca, explorando novos canais de distribuição. Realizar pop-up stores em shoppings pode ser uma ótima oportunidade no futuro!”, finaliza.

 

Pinça de sobrancelha com estampa colorida – foto divulgação

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