Antiquários em São Paulo exibem peças históricas restauradas e oferecem um agradável programa

por | set 16, 2024 | Design, Lifestyle, Luxo, Sustentabilidade | 0 Comentários

Antiquários na capital paulista proporcionam uma experiência agradável e impulsionam esse mercado no Brasil

As feirinhas de antiguidades atraem um público fiel em busca de peças com história. A Praça Benedito Calixto e a rua Cardeal Arcoverde, ambas em Pinheiros, são redutos dos que querem garimpar móveis e decoração, mas nem sempre exibem peças bem cuidadas ou apresentam ambientes convidativos. Para quem procura algo histórico e 100% restaurado, há antiquários na capital paulista que proporcionam uma experiência agradável e impulsionam esse mercado no Brasil.     

Fascinado pelo universo de leilões, Arnaldo Danemberg fundou o antiquário Arnaldo Danemberg Collection, no Jardim América, e que trabalha com mobiliário campesino francês. “Minhas peças são garimpadas por mim na Europa, a bordo de um caminhão, e depois são trazidas para o Rio de Janeiro, onde são primorosamente restauradas por 16 artesãos na oficina São José”, explica Arnaldo, que também é pesquisador e professor de mobiliário brasileiro e europeu. Até o fim do ano, seu antiquário exibe o projeto “Vive La France – Bleu, Blanc & Rouge”, que enaltece a contribuição da França para a cultura e o design. 

 

O ambiente elegante da Arnaldo Danemberg Collection – foto Romulo Fialdini

 

Outro grande apreciador de mobiliários, em particular o brasileiro, é Teo Vilela Gomes – fundador da Galeria Teo e da Casa Teo, em Pinheiros. “Vemos um crescimento no desejo não apenas por peças, que se tornam cada vez mais raras, mas também na discussão em torno do assunto, pois o mobiliário brasileiro já é entendido como patrimônio cultural”, afirma Teo. “Há ainda uma valorização de objetos que dialogam com práticas mais conscientes e sustentáveis, como o upcycling”, completa. 

Teo também conta com um trabalho de excelência realizado por artesãos especializados nas mais variadas técnicas de restauro. O acervo destaca objetos colecionáveis e móveis originais, assinados por importantes nomes do design moderno brasileiro das décadas de 1950, 1960 e 1970, como Jorge Zalszupin e Joaquim Tenreiro.

 

Escrivaninha Presidencial de Jorge Zalszupin, na Galeria Teo – foto Ramanaik Cunha Bueno

 

E unindo sua paixão por flores e antiguidades, a artista floral Dora Santoro inaugurou no ano passado a Giardino & Arte, um casarão na Vila Romana com um convidativo jardim, que agrega a experiência do antiquário ao paisagismo. “Nos últimos dois anos, houve uma mudança no comportamento dos decoradores em busca do maximalismo, uma verdadeira reunião de múltiplas peças para completar a decoração”, analisa Dora. Seu vasto acervo contempla desde quadros e porcelanas até móveis e obras de arte.

Arnaldo Danemberg Collection
Rua Groenlândia, 530, Jardim América.
Tel. 3062-6224.

Galeria Teo
Rua João Moura, 1298, Pinheiros.
Tel. 3063-1939.

Giardino & Arte
Rua Tito, 69, Vila Romana.
Tel. 3885-4000.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap