fbpx
logo
logo

Segunda edição online do Salão de Humor reúne artistas do mundo todo em Piracicaba

por | ago 19, 2021 | Cultura, Espetáculos | 0 Comentários

Entre os dias 21 de agosto e 31 de outubro acontece a 48ª edição do Salão de Humor de Piracicaba, que tradicionalmente conta com a participação de cartunistas e chargistas do mundo todo. Em 2017, por exemplo, o concurso recebeu 2.985 inscrições de 560 artistas originários de 57 países diferentes.

Por causa da pandemia, em 2021 o evento será online pelo segundo ano consecutivo. “O salão nasceu em meio à repressão, durante a Ditadura Militar, e resistiu por 47 anos. Não é uma pandemia que vai impedir sua realização”, afirma Erasmo Spadotto, diretor do salão e do Centro de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor (Cedhu). “Ao mesmo tempo que existe o distanciamento físico dos artistas, o acesso virtual proporciona uma grande aproximação para quem nunca pôde estar presente”, completa.

O cartaz da 48ª edição do salão foi criado pelo cartunista Silvano Mello, de 47 anos, natural de Jaboticatubas, em Minas Gerais. Ele fez um desenho que, de certa forma, conta a história de 2021. Quem observar esse cartaz imediatamente reconhecerá vários acontecimentos desse ano diferentão.

 

Cartaz da 48ª edição, desenhado por Silvano Mello - Foto: Divulgação
  • Save

Cartaz da 48ª edição, desenhado por Silvano Mello – Foto: Divulgação

 

O desafio do evento é arrancar um sorriso das pessoas nesse momento tão delicado que o mundo inteiro enfrenta. Já que a orientação das autoridades é “fique em casa”, o salão se propõe a levar virtualmente um pouco de humor até cada pessoa, pelo seu smartphone ou pelo seu computador. Os trabalhos selecionados podem ser visualizados no site salaointernacionaldehumor.com.br. O salão oferece cinco prêmios, nas categorias Charge, Cartum, Caricatura, Tiras/HQs e Tema Especial – que este ano é a Olimpíada.

Os humoristas Marcelo Madureira (ex-“Casseta & Planeta”) e Leandro Hassum (ex-“Caras de Pau”) vão compor o júri, ao lado de desenhistas, ilustradores, criadores de memes, quadrinistas e editores. Conhecidos cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão de Piracicaba em um dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e exterior nessas últimas quatro décadas. Entre eles, Ziraldo, Fortuna, Millôr Fernandes, Zélio, Henfil, Jaguar, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Miguel Paiva, Angeli, Laerte e Glauco.

 

Leandro Hassum será um dos jurados desta edição - Foto: Divulgação
  • Save

Leandro Hassum será um dos jurados desta edição – Foto: Divulgação

 

Em paralelo à realização do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, acontece a 19ª edição do Salãozinho de Humor, que tem como objetivo incentivar os jovens à prática artística e contribuir com o seu desenvolvimento intelectual e crítico por meio da linguagem do humor gráfico. Direcionado a estudantes da rede pública e privada, reúne crianças de 7 anos a adolescentes de 14 anos e premia os 12 melhores trabalhos apresentados.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap