Entre o Cerrado e a Mata Atlântica, o Parque Campana ocupa uma área de 52 hectares e tem como objetivo integrar arte, educação e natureza
A 250 km de São Paulo, na cidade de Brotas, o Instituto Campana inaugura um sonho dos irmãos e designers Humberto e Fernando Campana. No local em que eles passaram a infância, um novo parque ocupa uma área de 52 hectares e tem como objetivo integrar arte, educação e natureza.
Na sua primeira etapa, o Parque Campana dá acesso a oito dos doze pavilhões projetados pelos Campana, cada um remetendo à origem toscana da família, feitos com materiais locais, plantas e fibras naturais, como bambu, agave, eucalipto, palha e mandacaru, criando uma arquitetura em harmonia com a natureza. “É a realização de um sonho meu e de Fernando. Tivemos a sorte de desenhar esse projeto juntos em 2020 durante a pandemia, quando começamos a passar mais tempo em Brotas, onde desde o ano 2000 aproveitamos um pedaço de terra para plantar mais de 20 mil mudas de árvores nativas”, diz Humberto.

Pavilhão Fernando, no Parque Campana – foto Tuca Reinés
Pensado como um espaço de contemplação e aprendizado, o parque conta com um projeto de educação ambiental. “Nossos biomas são dignos de museus de arte, nosso verdadeiro tesouro. Então o lugar é um convite para que todas as pessoas se aproximem da essência do nosso trabalho, que é celebrar a vida, aprender a viver respeitando nossas raízes e o meio ambiente”, explica.
Todos os visitantes têm direito a uma visita guiada educativa e uma atividade extra opcional para ampliar a imersão nos conceitos das obras. Entre as intervenções, destaque para a torre para a observação de estrelas transformada em um altar dedicado a Fernando Campana após seu falecimento, em 2022. Em uma segunda etapa, oficinas de técnicas manuais, cursos e residências artísticas serão oferecidas.
Os dias de visitação são a última sexta-feira e sábado de cada mês exceto feriados. Os ingressos (R$ 50 inteira) são limitados a 30 pessoas por período e devem ser adquiridos no site www.parquecampana.com.br.

Catedral de Bambu Laura – foto Tuca Reinés
Parque Campana
Estrada Municipal Edson Valente, s/ n°, Zona Rural, Brotas.
Última sexta e sábado de cada mês, das 10h às 12h e das 15h às 17h.
0 comentários