logo
logo

“Aeroporto Central”, de Karim Aïnouz, estreia direto nas plataformas de streaming

por | abr 23, 2020 | Cinema, Cultura | 0 Comentários

O premiado documentário “Aeroporto Central, do diretor cearense Karim Aïnouzestreia nos serviços streaming amanhã, dia 24 de abril. O filme estará disponível no Now, Vivo Play, Oi Play, Itunes, Google+, Filme Filme e Looke. O longa estava previsto para estrear nos cinemas brasileiros dia 26 de março, mas devido à pandemia de Covid-19, a Mar Filmes e o Canal Brasil decidiram lançar filme direto nas plataformas. 

documentário estreou mundialmente na Mostra Panorama do 68º Festival de Berlim, onde conquistou o prêmio da Anistia Internacional. Depois disso, foi exibido em mais de 30 festivais internacionais, como Cinéma du Réel (Paris), Art of the Real (Nova Iorque)Festival Internacional de Documentários de AmsterdãFestival Internacional de Cinema de Bogotá e Oslo Film Festival.

Documentário recebeu o Prêmio da Anistia Internacional no 68º Festival de Berlim
  • Save

Documentário recebeu o Prêmio da Anistia Internacional no 68º Festival de Berlim

O longa foi lançado na Alemanha e exibido no Brasil na 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no 20º Festival do Rio.  A narrativa explora o extinto Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, que foi um importante local de chegadas e partidas. Entre 2015 e 2019, seus enormes hangares (galpões onde as aeronaves estacionam) foram usados como um dos maiores abrigos de emergência da Alemanha para refugiados que buscavam asilo.

Ao longo de um ano, entre 2015 e 2016, o filme acompanha o estudante sírio de 18 anos Ibrahim e o fisioterapeuta iraquiano Qutaiba. À medida que se ajustam ao cotidiano transitório de entrevistas com o serviço social, aulas de alemão e exames médicos, eles tentam lidar com a saudade e a ansiedade para saber se poderão residir no país ou se serão deportados.

O diretor

Karim Aïnouz é um premiado cineasta, roteirista e artista visual. Aïnouz estreou como diretor de longas-metragens com “Madame Satã”. Outras obras incluem “Nardjes A.”, “Praia do Futuro” e “O Abismo Prateado”. Dirigiu mais de 15 filmes e seu último longametragem, “Vida Invisível”, estreou em Cannes na mostra Un Certain Regard em maio de 2019, onde recebeu o Prêmio Principal e mais de 50 prêmios em todo o mundo. O diretor também é mentor de roteiro no Instituto Brasileiro Porto Iracema das Artes, membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e foi capa da revista 29HORAS de outubro de 2019. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap