Fotojornalista Claudio Gatti lança livro com retratos e depoimentos de personalidades sobre a pandemia de Covid-19

por | abr 3, 2025 | Cultura, Fotografia, Literatura | 0 Comentários

Claudio Gatti clicou na intimidade personalidades de diversas áreas, acompanhadas de entrevistas com reflexões sobre o período de isolamento, e lança livro neste mês

Cinco anos se passaram desde a declaração da pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde. Para revisitar esse difícil período, o novo livro do fotojornalista Claudio Gatti, “Reflexões no isolamento: retratos de Claudio Gatti”, traz 53 retratos com depoimentos de personalidades dos negócios, da filantropia e da saúde. A curadoria do projeto é do professor de fotografia João Kulcsár e as entrevistas foram coordenadas e editadas pela jornalista Chantal Brissac.

 

Estanislau Bassols, presidente da Cielo, com seus filhos na praia, em um retrato que compõe o novo livro – foto Claudio Gatti

 

Os 53 retratos que compõem o livro (50 realizados em 2020/2021 e outros três adicionados mais tarde) são acompanhados de depoimentos, em que os líderes fotografados compartilham como estavam passando pelo momento mais crítico da pandemia e os ensinamentos trazidos pela crise. A lista inclui, entre outros, o então presidente da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, e o presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Claudio Lottenberg, que estavam lidando diretamente com a Covid-19; e líderes sociais como Edu Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões, Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, e Gilson Rodrigues, fundador do G10 Favelas.

Gatti considera que o lançamento agora, com o marco dos cinco anos do início da pandemia, traz ainda mais significado para as imagens e as reflexões contidas na obra. “Muitas dessas pessoas estavam trabalhando ativamente na linha de frente, na busca por vacina e angariando doações para distribuir em locais vulneráveis”, conta.

Durante a produção do livro, ele buscou seguir todos os protocolos sanitários e de distanciamento recomendados à época. Assim, clicou, por exemplo, Juliano Ohta, ex-CEO da Telhanorte, de terno e prancha de surfe dentro da piscina do seu prédio; Luciana Wodzik, diretora da Arezzo, dando banho no filho; Luis Rezende, presidente da Volvo, lavando o chão da cozinha de casa; e Elie Horn, da Cyrela, sem os sapatos em seu escritório na sede da empresa.

 

O fotojornalista Claudio Gatti – foto Maique Marques

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap