Festa Literária Internacional de Paraty deste ano homenageia João do Rio

por | set 30, 2024 | Cultura, Educação, Literatura | 0 Comentários

Festa Literária Internacional de Paraty que acontece este mês na cidade histórica do litoral fluminense recebe também o youtuber Felipe Neto e grandes autores da Europa, das Américas e da África

Entre os dias 9 e 13 deste mês de outubro, a tranquila e aprazível cidade de Paraty é mais uma vez invadida por hordas de intelectuais e profissionais do segmento editorial. A 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty — Flip — promete ser grandiosa como já foi no passado. E, para isso, conta com um timaço de convidados.

 

Arena no centro de Paraty – foto divulgação

 

A curadoria do evento, a cargo da livreira e editora Ana Lima Cecílio, montou uma programação eclética que terá como destaque uma homenagem a João do Rio (1881-1921), pseudônimo de João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, um jornalista, contista, romancista, tradutor e teatrólogo carioca que foi um pioneiro das crônicas-reportagens. Na quarta-feira, dia 9, ele é o tema de uma conversa comandada pelo historiador Luiz Antonio Simas, considerado um dos maiores conhecedores das vielas cariocas pelas quais João do Rio flanou e autor do livro “O Corpo Encantado das Ruas”.

Além desse tributo, a Flip 2024 recebe o youtuber Felipe Neto, influenciador com mais de 40 milhões de seguidores que recentemente causou tumulto na Bienal do Livro com o lançamento de “Como Enfrentar o Ódio”, editado pela Companhia das Letras. Ele é a grande estrela da sexta, dia 11. Neste mesmo dia, uma mesa com Atef Abu Saif discute o trabalho mais recente do escritor palestino, “Diário do Genocídio em Gaza”.

 

O cronista João do Rio, que será homenageado
no evento – foto divulgação

 

O sábado, dia 12, tem mesas com a argentina Gabriela Cabezón Cámara (autora de “Nossa Senhora do Barraco”), o senegalês Mohamed Mbougar Sarr (de “A Mais Recôndita Memória dos Homens”, “Homens de Verdade” e de “Terra Silenciada” – vencedor do prestigioso prêmio Goncourt) e do francês Édouard Louis, sensação da autoficção francesa, que vem ao Brasil para lançar “Monique se Liberta”, sobre sua mãe.

A programação traz ainda mesas e encontros com os norte-americanos Robert Jones Junior e Danny Caine, o belga Mark Coeckelberg, a mexicana Jazmina Barrera, a italiana Lisa Ginzburg, a espanhola Brigitte Vasalo, o colombiano Juan Cárdenas, a chilena Arelis Uribe e as lideranças indígenas da Amazônia Txai Suruí e cacique Raoni Metuktire.

Festa Literária Internacional de Paraty
Praça da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, s/ nº, Centro Histórico, Paraty.
Ingressos à venda pelo site www.flip.org.br

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap