logo
logo

Dia da Mulher: veja 8 grandes diretoras de cinema atualmente

por | mar 6, 2020 | Cinema, Cultura | 0 Comentários

Historicamente, o cinema de Hollywood sempre desfavoreceu as mulheres na direção. Nos últimos anos a narrativa vem mudando e em 2019, o número de mulheres que dirigiram filmes importantes mais do que dobrou, mas a parcela ainda é baixa em comparação com os homens. Em estudo divulgado pela USC Annenberg Inclusion Initiative, da Universidade do Sul da Califórnia, as mulheres representaram quase 11% dos diretores dos 100 melhores filmes lançados em 2019. No entanto, opções de diretoras de cinema não faltam, assim como grandes produções feitas por elas.

Por conta disso, para o Dia Internacional da Mulher (08), selecionamos 8 diretoras de cinema que vêm se destacando nos últimos anos com filmes elogiados pela crítica e público.

Greta Gerwig

diretoras de cinema
  • Save

Greta Gerwig, no set de Lady Bird. Foto: Divulgação

Destaque recente como diretora, Greta iniciou sua trajetória no cargo em 2017, com Lady BirdSucesso da crítica, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e rendeu, por enquanto, a única nomeação da diretora ao Oscar de Melhor Direção. Ela continuou seu sucesso com sua produção mais recente, Adoráveis Mulheres (2020). Pelo longa, no entanto, ela foi apenas indicada ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, sendo um dos principais nomes esnobados nesta edição na categoria de diretores. Mesmo com uma carreira na direção apenas no início, Greta Gerwig vem rapidamente se tornando um dos principais nomes no cinema.

Indicações ao Oscar: 3

  • Melhor Direção (Lady Bird)
  • Melhor Roteiro Original (Lady Bird)
  • Melhor Roteiro Adaptado (Adoráveis Mulheres)

Kathryn Bigelow

diretoras de cinema
  • Save

Kathryn Bigelow, no set de Guerra ao Terror. Foto: Divulgação

Conhecida por abordar temas militares, Kathryn Bigelow fez história no cinema ao se tornar a primeira – e única – mulher a vencer o Oscar de Melhor Direção, com o filme Guerra ao Terror (2008) – na ocasião, ela também conquistou o Oscar de Melhor filme. Em 2012, ela dirigiu também o aclamado A Hora Mais Escura, indicado a 5 Oscars, incluindo Melhor Filme. Seu longa mais recente é Detroit em Rebelião (2018), no qual ela mostra as manifestações que ocorreram na cidade em 1967.

Indicações ao Oscar: 3

  • Melhor Direção (Guerra ao Terror) – Venceu
  • Melhor Filme (Guerra ao Terror) – Venceu
  • Melhor Filme (A Hora Mais Escura)

Ava DuVernay

diretores de cinema
  • Save

Ava DuVernay, no set de Selma. Foto: Divulgação

A diretora iniciou sua carreira em 2006, principalmente com curtas e documentários, mas acabou migrando também para grandes produções de Hollywood. Em 2014, dirigiu Selma, indicado ao Oscar de Melhor Filme. Sua única indicação à premiação, no entanto, veio com o documentário A 13ª Emenda (2016). Suas produções mais recentes incluem Uma Dobra no Tempo (2018) e a minissérie da Neflix, Olhos que Condenam (2019), extremamente elogiada pela crítica e indicada ao Emmy de Melhor Série Limitada.

Indicações ao Oscar: 1

  • Melhor Documentário (A 13ª Emenda)

Anna Muylaert

diretoras de cinema
  • Save

Anna Muylaert, no set de Que Horas Ela Volta?. Foto: Divulgação

Anna iniciou sua carreira em 1994, dirigindo Castelo Rá-Tim-Bum. De lá pra cá, ela dirigiu grandes sucessos, como Durval Discos (2002) e É Proibido Fumar (2009), antes de chegar a sua principal obra, Que Horas Ela Volta? (2015). Sucesso na crítica, o filme foi premiado ao redor do mundo, levando inclusive o Prêmio Especial do Júri de melhor atuação para sua dupla de protagonistas, Regina Casé e Camila Márdila, no Sundance Film Festival. Seu longa mais recente é Mãe Só Há Uma (2016).

Sofia Coppola

diretoras de cinema
  • Save

Sofia Coppola, no set de Maria Antonieta. Foto: Divulgação

Embora ela não consiga escapar da comparação com seu pai, Francis Coppola, Sofia construiu uma carreira de sucesso e estilo único na direção. Seu maior sucesso é Encontros e Desencontros (2003), tido como um dos melhores filmes da história pela crítica. O longa lhe rendeu seu único Oscar, por Melhor Roteiro Original. No entanto, sua filmografia ainda inclui outros sucessos, como As Virgens Suicidas (1999) e Maria Antonieta (2006). Sua obra mais recente é O Estranho que Nós Amamos (2017).

Indicações ao Oscar: 3

  • Melhor Roteiro Original (Encontros e Desencontros) – Venceu
  • Melhor Filme (Encontros e Desencontros)
  • Melhor Direção (Encontros e Desencontros)

Patty Jenkins

  • Save

Patty Jenkins, no set de Mulher-Maravilha. Foto: Divulgação

Conhecida por sua direção em Mulher-Maravilha (2017) e o sucesso que o filme fez mundialmente, Patty Jenkins iniciou sua carreira em 2001. Antes de dirigir a super-heroína, a diretora foi responsável pelo longa Monster: Desejo Assassino (2003), o qual rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Charlize Theron. Ela ainda dirigiu 2 episódios da aclamada série Entourage (2004-2011), da HBO. Neste ano, ela está de novo na direção da sequência Mulher-Maravilha 1984, que estreia 4 de junho nos cinemas.

Laís Bodanzky

  • Save

Laís Bodanzky, no set de seu filme. Foto: Divulgação

Grande nome no cinema nacional, Laís Bodanzky detém uma filmografia de sucesso. Em seu portfólio, filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, à exemplo de Bicho de sete cabeças (2000), Chega de Saudade (2007) e Como Nossos Pais (2017). Ela ainda dirigiu dois episódios da série brasileira da HBO, Psi (2014-).

Petra Costa

  • Save

Petra Costa, no set de Democracia em Vertigem. Foto: Divulgação

Petra Costa detém uma filmografia curta – apenas 5 longas -, mas de extremo sucesso. Conhecida por abordar questões sociais e políticas, a diretora atingiu o ápice de sua carreira até aqui, ao receber a indicação ao Oscar de Melhor Documentário, com Democracia em Vertigem (2019) – produção da Netflix. Além dele, outras obras de Petra estão disponíveis na plataforma, como Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2015).

Indicações ao Oscar: 1

  • Melhor Documentário (Democracia em Vertigem)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap