Formosa Hi-Fi é um bar de audição que mistura acústica de ponta, curadoria musical criteriosa, estética modernista e caprichadas opções de comes & bebes
Para resgatar a escuta como um ritual coletivo, Facundo Guerra, criador de marcos paulistanos — como o Vegas, o Lions, o Love Cabaret e o Bar dos Arcos —, acaba de inaugurar o Formosa Hi-Fi, o primeiro listening bar de alta-fidelidade do Brasil inteiramente dedicado à música popular, um espaço que eleva a um novo patamar a experiência do ato de ouvir. Instalado nos baixios do Viaduto do Chá, o empreendimento ocupa uma passagem subterrânea que, no passado, ligava o prédio da Light à Praça Ramos de Azevedo.

Projeto do Formosa Hi-Fi – foto reprodução Instagram
O projeto recorreu a uma engenharia acústica de ponta, assinada pelo premiado escritório Acústica & Sônica, o mesmo da Sala São Paulo. A ambientação e os uniformes fazem referência à estética modernista, criando uma ponte entre passado e futuro, tecnologia e afeto. A programação contará com sessões de audição comentada, noites temáticas e encontros que cruzam música, literatura, política e memória, tornando a Formosa um novo ponto de convergência entre as artes. O teto é adornado com 420 luminárias de metal com LED, que mudam de cor de acordo com o ritmo da música, proporcionando uma atmosfera ainda mais imersiva.
Além da programação aberta ao público, o Formosa Hi-Fi aposta na criação de um clube de sócios, com mensalidades a partir de R$ 390. Os associados terão acesso a eventos exclusivos e experiências imersivas.

Mesa de DJ do espaço – foto reprodução Instagram
O acervo com milhares de vinis é bem eclético: vai de Tim Maia a Miles Davis, de Elis Regina a David Bowie, de Secos&Molhados a Billie Eilish e de Cartola a New Order. “A gente está cansado de ter o nosso gosto pautado pelos algoritmos de grandes plataformas como o Spotify. Aqui a curadoria humana vai expor as pessoas à surpresa, e não a mais do mesmo”, avisa Facundo, que tem como sócios nessa iniciativa os empresários Alê Youssef e Alê Natacci, fundadores do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta.
Para alegrar outros sentidos, como o paladar e o olfato, o menu de comidinhas e bebidas inclui drinques assinados pela mixologista Michelly Rossi e pratos que fazem um mix de culinária internacional e referências brasileiras — como o boeuf bourguignon com pirão de leite e o pastel de angu recheado com queijo brie.

Drinque assinado por Michelly Rossi – foto reprodução Instagram
Formosa Hi-Fi
Rua Formosa, s/ nº, Anhangabaú.
Couvert artístico de R$ 20.


0 comentários