No ar até o fim do mês na Globo e no canal GNT como jurada da competição gastronômica “The Taste Brasil”, a paranaense Manu Buffara pode não ser tão conhecida e midiática quanto seus colegas Felipe Bronze ou Claude Troisgros, mas possui um reconhecimento internacional que poucos chefs brasileiros têm
Rodeada pelos falantes Claude Troisgros, Felipe Bronze e sua xará Manu Ferraz, a chef Manu Buffara é a jurada mais discreta do programa “The Taste Brasil”, em cartaz até o fim deste mês no canal GNT e nas noites de sexta-feira da TV Globo. Mas não se engane – ela pode até ser discreta, mas mesmo antes de estrear na Globo já era uma celebridade global da gastronomia: seu restaurante em Curitiba, o Manu, ocupa a 35ª posição no ranking da Latin America’s 50 Best; desde o mês passado, ela é a chef convidada do restaurante Printemps Haussmann, no magazine Printemps, em Paris. Para completar, Manu tem ainda um restaurante no Meatpacking District de Nova York, o Ella, onde mostra seu lado mais despojado, com pratos e petiscos para compartilhar, feitos com ingredientes frescos, sazonais e um toque de brasilidade.
Manoella Buffara Ramos nasceu há 41 anos em Curitiba e é conhecida por trazer experiências familiares a suas criações. Cada prato é uma história, uma conexão com suas raízes. “Cresci no campo, aprendi desde cedo com o meu pai a valorizar a conexão com a terra e os animais. Minha avó me ensinou a arte de usar as mãos para sentir as temperaturas, determinar o ponto de cocção e, acima de tudo, compreender a importância do amor na preparação dos alimentos”, explica.
Casada com um advogado e mãe de duas filhas, Manu quer um mundo melhor para suas crias e há décadas tem a questão da sustentabilidade como um dos pilares de seu trabalho. Ela participa de ações pela preservação das abelhas nativas brasileiras, pelo incentivo à pesca artesanal e pelo fortalecimento da agricultura familiar. Além de conhecer muito bem todos os ingredientes que coloca em suas receitas, a chef conhece quem está por trás de cada um deles.
E agora não é mais preciso ir a Curitiba para provar as delícias preparadas por Manu: desde junho deste ano, ela assina o cardápio de comidinhas do Exímia, bar paulistano em que ela tem como sócios os irmãos Gabriel e Nicholas Fullen (do Grupo Locale) e o premiado mixologista Márcio Silva. Vale muito a pena provar o seu Sanduíche Ambulante (clássico curitibano feito com bife de Angus, queijo, pesto e ovo frito com gema mole no pão francês) e suas lulinhas grelhadas e servidas com nero di seppia e mel de saiqui mirim. Bom apetite!
Exímia Bar
Rua Dr. Mário Ferraz, 507, Itaim.
Tel. 96601-3565.
0 comentários