Experiências diferentes que envolvem fogo, carne e celebração da cultura gaúcha no Rio Grande do Sul

por | maio 19, 2025 | Carnes, Comida & Bebida, Passeios, Turismo, Viagens, Vinho | 0 Comentários

Casas de carne com diferentes propostas em Porto Alegre e na serra celebram a tradição gaúcha com um toque contemporâneo

É lugar comum dizer que o churrasco é elemento central da cultura gaúcha. Ele é tão presente que faz parecer que o boi é um animal típico da região. Mas não é bem assim. O gado, na verdade, chegou ao Brasil por meio dos colonizadores europeus. A espécie se reproduziu principalmente na região dos Pampas, localizada no Uruguai, em parte da Argentina e no Rio Grande do Sul.

A história conta que os gaúchos, habilidosos cavaleiros, cercavam o gado e realizavam o abate dos animais com o objetivo de vender o couro e, naturalmente, garantir o próprio sustento com a carne. Eles costumavam preparar grandes cortes de carne em espetos e assar lentamente sobre o fogo direto no chão. E assim, o churrasco acabou se tornando um item essencial da alimentação na região.

 

20Barra9 no Cais Embarcadeiro, no Centro Histórico de Porto Alegre – foto Mandabrasa

 

O tempo passou e a tradição ficou. Sair dos ambientes rurais, familiares e criar negócios que equilibram sabor, variedade, tradição e, ao mesmo tempo, inovação perpetuam em maior escala a qualidade de ingredientes e a conexão entre gastronomia e comunidade local. A exemplo disso, o Grupo Mandabrasa, responsável pelos restaurantes 20Barra9, 1835 Carne e Brasa e De Rua, proporciona experiências diferentes que envolvem fogo, carne e celebração, com forte presença no Rio Grande do Sul.

Reforçando o legado histórico da brasa no estado, os nomes dos restaurantes 1835 Carne e Brasa e 20Barra9 foram escolhidos como uma homenagem à Revolução Farroupilha – rebelião ocorrida entre os anos de 1835 e 1845, a mais longa da história do Brasil Império. Enquanto 1835 faz referência ao ano em que o movimento começou, 20 de setembro celebra a declaração da república rio-grandense.

Com nove anos de história, o 20Barra9 se destaca pelo uso de parrilla em Porto Alegre, e incorpora novos cortes ao cardápio. Com três unidades na capital – Shopping Iguatemi, Pontal e Cais Embarcadeiro –, o restaurante apresenta cortes como Entrecôte e o Vazio (fraldinha) para duas pessoas, que podem vir à mesa acompanhados do arroz de tutano com foie gras dos Pampas. Na ala das sobremesas, o Duo de Pudim da Carlota, receita autoral da consultora da casa, a chef gaúcha radicada em São Paulo Carla Pernambuco, também chama a atenção.

 

Opções de pratos para compartilhar do 20Barra9 – foto Mandabrasa

 

Cortes harmonizados

Em meio à vegetação nativa da serra gaúcha, em Canela, o 1835 conta com uma vista privilegiada para o Vale do Quilombo no Kempinski Laje de Pedra – primeiro hotel e complexo residencial da rede europeia na América do Sul. O salão é espaçoso e confortável, com longas mesas de madeira, bancos e cadeiras em pele preenchendo as áreas mais amplas, enquanto sofás e poltronas criam ambientes mais íntimos. A cozinha é aberta, com acabamento todo em vidro que permite que se acompanhe o trabalho dos cozinheiros.

No menu aparecem o Pot Pie Crocante de Costelão 12 horas (costela desfiada com toque de requeijão cremoso da serra, coberta de massa folhada crocante), o Carreteiro 1835, Vazio Gran Reserva para duas pessoas e o risoto de copa Colonia. Por lá, a carta de vinhos também valoriza produtores locais, mas traz opções internacionais e variadas, em categorias como Nosso Mundo (uma extensa seleção regional), Velho Mundo (com rótulos europeus) e Novo Mundo (com sugestões mundo afora) – a lista tem ênfase em microproduções de alta qualidade. Neste semestre, o restaurante também inaugurou a Adega 1835, onde são realizadas degustações e experiências sensoriais que apresentam as diferentes regiões vitivinícolas gaúchas.

 

Vinhos gaúchos – foto Marcos Moreira

 

Dezoito35 Carne e Brasa
Rua das Flores, 222, Kempinski Laje de Pedra, Canela (RS).
Segunda a domingo, das 11h30 às 22h.

20Barra9 Cais Embarcadeiro
Avenida Mauá 1050, Centro Histórico, Porto Alegre.
De terça a quinta, das 11h30 às 15h e das 17h às 23h. Sexta, sábado e feriados, das 11h30 às 23h. Domingo, das 11h30 às 22h.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap