Ana Bueno é a chef que comanda o Banana da Terra, que em 2024 está completando 30 anos de sucesso, com clássicos caiçaras e receitas originais
Na cidadezinha histórica de Paraty, a igreja de Santa Rita data de 1722 e o imóvel hoje ocupado pela Casa de Cultura, outrora conhecido como Sobrado da Rua Dona Geralda, foi erguido em 1754. Mas existem joias do patrimônio da cidade que são bem mais “jovens”. Exemplo disso é o restaurante Banana da Terra, que nasceu em 1994 e hoje, trinta anos depois, é um dos principais templos da gastronomia de Paraty.
Suas mesas quadradas e retangulares são tão disputadas quanto as mesas-redondas da Flip, e seu cardápio lista delícias como o peixe grelhado e servido com emulsão de mexilhões e as moquecas de peixe com palmito e banana – tudo preparado com frutos do mar fresquinhos e recém-pescados ali mesmo, na baía de Paraty, hortaliças fornecidas por pequenos produtores da região e bananas de algumas das 28 variedades da fruta que são cultivadas no Sítio Borboleta, do sr. Eraldo e da dona Miriam.
Quem comanda essa orquestra que serve entre 200 e 300 refeições por dia é a chef Ana Bueno, nascida em São José dos Campos, mas radicada em Paraty há mais de 35 anos. É ela também que comanda os trabalhos no Café Paraty, na Rua do Comércio, que tem um amplo e arejado salão e serve gostosuras para todas as horas do dia, como a salada Niçoise, perfeita para um almoço leve, o croque monsieur ideal para um lanchinho da tarde, as sensacionais coxinhas e drinques que deixam as happy hours mais animadas e um peixe com banana que é uma excelente pedida para o jantar. Aos domingos, a casa abre mais cedo, para brunchs e cafés da manhã.
E, como se isso tudo não bastasse, Ana inaugurou no primeiro semestre deste ano a Casa Paratiana, um restaurante que funciona em anexo ao alambique onde sua família produz a Cachaça Paratiana. O espaço tem deliciosos pratos e petiscos que se harmonizam de forma primorosa com as caninhas produzidas no engenho ali do lado.
Mas ela não para e Ana quer mais: como parte das celebrações dos 30 anos do Banana da Terra, ela fundou o Instituto Paratiano de Gastronomia, entidade sem fins lucrativos gerida por representantes do segmento com parcerias públicas e privadas para salvaguardar toda a cultura, a história, o conhecimento e os sabores da culinária de Paraty. É por causa de pessoas como Ana Bueno que Paraty foi reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa pela Gastronomia em 2017.
Banana da Terra
Rua Dr. Samuel Costa, 198, Centro Histórico, Paraty.
Reservas pelo tel. 24 99328-2688.
0 comentários