Ex-participante do reality “MasterChef”, Irina Cordeiro valoriza os ingredientes brasileiros, principalmente nordestinos, e consegue se destacar no cenário gastronômico paulistano
Talento e empreendedorismo unidos em uma mesma personalidade. A chef Irina Cordeiro se inspira pela avó e veio de uma família onde as mulheres cozinhavam por amor, mas também como forma de sustentar a família. Hoje, a potiguar é dona e chef do Cuscuz da Irina e do Irina Restaurante, ambos na capital paulista. “Sou mais uma retirante em São Paulo e não troco essa cidade por nada!”
Formada em enogastronomia e gastronomia pela Universidade Potiguar (UnP), em Natal, Irina também fez pós-graduação em gestão de processos. “Acredito nos estudos e na profissionalização na cozinha para criarmos negócios sólidos e duradouros”, compartilha. Em 2017, ela participou da segunda temporada do “MasterChef”, na Band, com cozinheiros profissionais. Irina foi a terceira colocada da competição e seu trabalho ganhou repercussão.

A chef Irina Cordeiro – foto Ian Rassari
Ela abriu, então, o Cuscuz da Irina, na Vila Madalena, em 2022 – o primeiro restaurante especializado em cuscuz à moda nordestina no Brasil. Dois anos depois, inaugurou seu segundo restaurante na cidade, que leva o seu nome. O Irina fica localizado no Jardins, na rua da Consolação, e tem o propósito de exaltar a cultura, os ingredientes, os produtores e as tradições de sua terra. “Por muito tempo, o povo nordestino foi enxergado apenas como força de trabalho, vindo para servir. Hoje, estamos assumindo papéis de destaque, conquistando espaços de protagonismo e ajudando a criar uma nova linguagem, mais contemporânea e plural.”
Novidade mais recente, Irina Cordeiro abriu a segunda unidade do Cuscuz da Irina, agora na Santa Cecília, em um espaço compartilhado com a MAU – loja de móveis do arquiteto e designer Mauricio Arruda, e a Retropy, primeiro ponto em São Paulo da marca de roupas carioca do estilista Rafael Gomes. “O nosso cuscuz e toda a arte das peças de Mauricio e das roupas de Rafael exalam brasilidade!”
0 comentários