Fornada quentinha: padarias artesanais em SP apostam em fermentação natural

por | maio 5, 2025 | Comidas, Pizzaria | 0 Comentários

Uma seleção de quatro padarias artesanais na capital paulista que utilizam fermentação natural para oferecer os melhores pães para a clientela

Nina Farina
Na zona norte da cidade, uma rua tranquila em Santana abriga a padaria artesanal Nina Farina, de Taís Gomes – formada em Aviação Civil, mas que decidiu seguir sua vocação na panificação. Inaugurado no ano passado, o local apresenta essencialmente pães rústicos de fermentação natural e longa, e viennoiserie francesa. Feitos à mão com fermento vivo, com micro-organismos que proporcionam sabor e textura, os produtos são leves, saudáveis e de fácil digestão. Os carros-chefes da casa são os pães italiano, abóbora e oliva (recheado com azeitonas Azapa). Rua Ana Benvinda de Andrade, 42, Santana. Tel. 2640-8597.

 

Taís Gomes, da Nina Farina – foto divulgação

 

Bake Haus
Criada pelos irmãos Antonio e Luiz Barros, a Bake Haus começou como uma micro padaria artesanal delivery e hoje tem uma casa própria, onde trabalham com farinhas orgânicas nacionais e italianas, além de ingredientes selecionados. A cada dia da semana – funciona de terça a sábado –, uma fornada especial com diferentes produtos ocupa as vitrines da loja, que tem espaço com mesas para sentar e tomar um café sem pressa. Às terças-feiras, por exemplo, estão disponíveis delícias como o pão rústico de cranberry e noz pecã. Rua Saint Hilaire, 226, Jardim Paulista. Tel. 99887-2275.

 

Vitrine apetitosa da Bake Haus – foto divulgação

 

Cortaz o Pão
“Pão bom pra todo mundo”. Esse é o lema da padaria artesanal Cortaz o Pão, do ator Milhem Cortaz, que funciona de quinta a sábado em uma garagem no coração de Perdizes e que oferece pães de longa fermentação. Além do tradicional Pão da Casa, destacam-se o do Sertão (com açafrão e calabresa), o da Roça (com pedaços de angu) e o de Cacau com Cranberry. Para completar a experiência, há também itens de mercearia, como queijo da Canastra curado, granola e geleias. Rua Cayowaá, 1.265, Perdizes. Tel. 94743-5152.

 

Milhem Cortaz com seus pães artesanais – foto reprodução Instagram

 

Vivant Padaria Artesanal
A simpática padaria com ar francês, comandada pelo chef boulanger André Cunha, tem uma vitrine recheada de delícias fresquinhas preparadas com ingredientes brasileiros – como o fermento natural de tucupi – em receitas clássicas franco-italianas. Sem mesas no interior, a Vivant funciona quase como um “take out”, para comprar e ir se deliciando pelo caminho. No cardápio, brilham o sourdough tradicional, o pão 100% integral (com castanhas, nozes, passas e canela), o croissant e a focaccia. Alameda Casa Branca, 399, Jardins. Tel. 91615-6070.

 

Focaccias da Vivant – foto divulgação

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap