Claude Troisgros faz festa no Rio e finca um pé em Salvador

por | dez 16, 2024 | Comidas, Francês, Passeios, Turismo | 0 Comentários

Chef Claude Troisgros celebra seu 45 anos de Brasil ressuscitando clássicos do Olympe e inaugurando restaurante no rooftop de um prédio histórico na Bahia

Em 1979, o jovem francês Claude Troisgros desembarcou no Brasil, ou melhor, no Rio. E, durante décadas, comandou a cozinha do Olympe, no Jardim Botânico, restaurante batizado com o nome de sua mãe italiana. Agora, para celebrar seus 45 anos nos trópicos, o chef serve até o fim do ano no Chez Claude alguns dos pratos que fizeram a história do Olympe, que foi um dos primeiros restaurantes brasileiros a receber uma estrela Michelin, mas fechou suas portas durante a pandemia.

 

Chef Claude Troisgros – foto divulgação

 

Entre esses pratos estão o vermelho crocante com berinjela ao mel; as vieras com palmito, vinagrete de mostarda Dijon e doce de leite; a codorna recheada com farofa de ervas e molho de uva; as ostras com tucupi e sagu de shoyu; o magret de pato com endívias grelhadas e purê de maracujá; ou ainda o rigatoni com ragu de cavaquinha e aspargos. Para adoçar o final da refeição, o festival “Saudades do Olympe” ressuscitou a famosa torta de maçãs com crumble de amêndoas e sorvete de baunilha.

 

Ostras com tucupi e sagu de shoyu do Olympe – foto divulgação

 

E, ao mesmo tempo em que celebra seu passado mais recente no Rio, o chef inaugura seu primeiro endereço em Salvador, na Bahia. Instalado no rooftop do Palacete Tira-Chapéu, numa esquina da icônica Rua Chile, o restaurante Pala-7 (nome que faz referência ao jeito que Claude pronuncia o apelido da construção histórica onde está instalado, erguida em 1917) foca em grelhados e em receitas de sotaque mediterrâneo. “Vamos ter muito peixe, lagosta, mexilhões e carnes bovinas, tudo preparado na brasa — inclusive um prime-rib maravilhoso —, e massas leves e aromáticas, como os franceses e italianos gostam de consumir no verão, à beira do mar. Vai ser um local com a minha cara, com receitas que adotam técnicas europeias e valorizam os ingredientes brasileiros”, resume Claude.

Todo reformado, o edifício de arquitetura art nouveau agora abriga, além do Pala-7, uma filial da livraria alemã Taschen, um cigar bar para quem quiser conhecer e apreciar charutos Made in Bahia, uma filial da confeitaria paulistana Casarìa, um restaurante de comida baiana, um bar de drinques, uma cervejaria da Heineken, um bar de tapas ibéricos e muito mais.

 

Salão do restaurante Pala-7 – foto divulgação

 

Chez Claude
Rua Conde de Bernardotte, 26, Leblon.
Tel. (21) 3579-1185.

Pala-7
Rua do Tira-Chapéu, 1, 3° pavimento, Salvador.
Tel. (71) 99219-7540.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap