Chef Adriano Kanashiro, um dos pioneiros da gastronomia japonesa contemporânea no Brasil, inaugura o Kureiji

por | fev 28, 2025 | Comidas, Japonês | 0 Comentários

De volta a São Paulo depois de anos na África, o chef Adriano Kanashiro inaugura o Kureiji, nome que vem da maneira que os nipônicos pronunciam a palavra ‘crazy’

Num olhar atento para a “vitrine” que adorna a fachada do recém-inaugurado restaurante Kureiji, dá para ver um bonsai de jabuticabeira. Essa árvore anã sintetiza o conceito da casa, cujo cardápio tem como base receitas da gastronomia japonesa preparadas com ingredientes brasileiros — em especial os amazônicos: tem pirarucu marinado em missô (foto), grelhado e servido com purê de mandioca com tofu, tem niguirisushi de coco verde maçaricado, tem missoshiru com mandioquinha e tucupi, tem mix de nirá e cogumelos chapeados na manteiga de garrafa e tem ainda muito mais.

O autor dessas deliciosas criações é Adriano Kanashiro, um dos sete samurais dos primórdios da fabulosa saga da gastronomia japonesa em São Paulo. Depois de se destacar na virada do século 21 com seu trabalho em restaurantes como o Kinu (instalado dentro do Grand Hyatt Hotel), o By Adriano Kanashiro e o Momotaro, o chef mudou-se para Gana, na África, onde comandou por cerca de 10 anos o restaurante Santoku na capital do país, a cidade de Accra.

 

Chef Adriano Kanashiro – foto Neuton Araújo

 

Agora de volta a São Paulo, Kanashiro acaba de abrir o Kureiji, instalado em um simpático sobrado no Jardim Paulista. O salão tem capacidade para apenas 31 pessoas, sendo oito no bonito balcão onde os pratos são finalizados diante dos clientes, acomodados em confortáveis e engenhosas cadeiras de balanço desenhadas exclusivamente para o restaurante pelo arquiteto Roberto Kubota.

O menu surpreende logo na largada: como couvert, é servido um pãozinho tipo shokupan para ser besuntado com creme de tofu com shissô e nirá ou com manteiga de missô. Outros destaques do cardápio são o tempura de camarão com carvão ativado na massa e molho cítrico ganense, o lámen servido com caldo de kimchi e a barriga de porco com molho teriyaki de jambu. O shari usado na montagem dos sushis é preparado com um mix de arroz japonês e mini-arroz do Vale do Paraíba.

A carta de bebidas tem uma boa seleção de saquês e coquetéis assinados pelo bartender Ricardo Barrero, como o Kimchi Bloody Mary (uma versão do clássico drinque à base de suco de tomate e vodca incrementada com jerez fino e acelga coreana fermentada) ou o Ume Julep (que mistura bourbon whiskey, hortelã, pimenta da Jamaica e concentrado de ameixa japonesa).

 

Pirarucu marinado em missô, do Kureiji – foto divulgação

 

Kureiji
Rua Guarará, 190, Jardim Paulista.
Tel. 92066-1012.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap