No mês em que completa 150 anos de funcionamento, o Café Girondino reabre no centro de São Paulo, em movimento interessante e importante para a região
Considerado o café mais antigo de São Paulo, o Café Girondino, no Triângulo Histórico da capital, anunciou seu fechamento em junho deste ano para a comoção de muitos frequentadores. Porém, a tristeza parece ter durado pouco e o local inicia um novo capítulo de sua história, com sua aquisição pela Fábrica de Bares – grupo conhecido por recuperar e administrar restaurantes e bares clássicos da cidade, como Bar Brahma, Riviera e Love Cabaret.
O Café Girondino, que testemunhou o auge da economia cafeeira paulistana, sempre esteve conectado com pontos importantes da cidade, como o Mosteiro São Bento, a Bolsa de Valores e o Largo São Bento. O novo projeto agora busca estreitar esses laços mais uma vez. “O objetivo é restabelecer o Café Girondino como um ponto de encontro vital no Centro de São Paulo, oferecendo uma gastronomia clássica e um ambiente acolhedor que conta a história da cidade”, conta Caire Aoas, sócio da Fábrica de Bares.
Para a nova abertura, mesas, cortinas, balcão e os expositores foram preservados, com reforma de itens que estavam deteriorados e quebrados. Alguns eletrodomésticos foram atualizados, as paredes receberam nova cor e houve uma nova organização dos quadros expostos nas paredes. O cardápio também passou por uma revisão, com novas opções introduzidas, como o pão de queijo da Serra da Canastra, croissants, focaccias, pastel de nata e a geleia da casa, de abacaxi com papaia. Nesse novo momento também será oferecido brunch aos finais de semana.
O almoço terá uma linha voltada para o Executivo, com pratos fixos e clássicos, como parmegiana, milanesa e risoto de cogumelos. Outra novidade fica por conta da chegada da Michelly Rossi, mixologista da Fábrica de Bares – responsável por apresentar uma carta de drinques especial, usando como ingrediente primário o café.
A Fábrica de Bares está estreitando ainda relação com o Museu do Café de Santos, um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, para que exista um espaço dedicado a exposições temporárias sobre o passado cafeeiro de São Paulo e do Brasil no segundo andar do local – com previsão de abertura para o ano que vem. Outra iniciativa em andamento é para que o Café Girondino se torne um ponto de encontro para guias turísticos.
Café Girondino
Rua Álvares Penteado, 112, Sé.
0 comentários