Alguns vinhos tintos combinam perfeitamente com o verão, basta escolher rótulos refrescantes
Com a chegada da estação mais quente do ano vem sempre aquele senso comum de que vinho tinto é para beber no inverno e os brancos, no verão. Claro que um gostoso espumante, um refrescante branco e um sedutor rosé nos vem à mente nesses dias, na beira de piscina, na cadeira da varanda, na praia, no piquenique, porém gostaria de apresentar alguns rótulos tintos que se adequam ao verão, especialmente por sua estrutura.
É o caso da uva Gamay, aquela dos deliciosos vinhos do estilo francês Beaujolais. Aqui no Brasil, a Miolo produz um gama com as próprias leveduras – é um vinho fresco e frutado que deve ser consumido em temperatura mais baixa do que normalmente consumimos os tintos.
Outros exemplos são os vinhos da casta Pinot Noir, com suas diversas alternativas, como os Aurora Pinot Noir Varietal, ou o Pinto Bandeira e o Talise Pinot Noir (Vinci Vinhos). Há também os vinhos da gostosa uva País do Chile, como o Pedro Parra (WorldWine), e o Dolcetto D’Alba – italiano com grande frescor e sedutora fruta, além do Dogliani San Luigi (Mistral).
Todas essas castas citadas acima lhe darão grande prazer, sempre refrescados a 12ºC ou 13ºC, o que se consegue em 15 minutos de balde com gelo e água. Um vinho refrescado realça a acidez e a fruta, isso possibilita curtir perfeitamente um tinto no verão.
Para harmonizar, priorize sanduíches, saladas que incluam mozzarella e tomates, além de bruschettas, quiches diversas, saladas de batata com rosbife, e mesmo os antepastos italianos tão gostosos como as caponatas, os pimentões sem pele e temperados, as azeitonas temperadas e o queijo parmesão.
Aproveite sua taça no verão sem medo. Saúde!
0 comentários