Produtos de marcas que respeitam a natureza, com uso de menos recursos naturais em sua produção, são interessantes opções de presentes nas festas de final de ano
Moda
Em 2009, a estilista Flavia Aranha propôs, com a criação de sua marca, uma lógica inversa à que impera no setor de moda, desde a matéria-prima até a mão de obra. O objetivo é fazer roupas que vêm da terra e podem voltar para ela. Flavia usa fibras naturais colhidas por agricultores familiares e desenvolve em seu ateliê uma forma de tingir as peças naturalmente, utilizando cascas de árvores, frutos, folhas e raízes. “O que nos nutre é a valorização do saber ancestral, aliado à necessidade de inovar nos processos industriais e tecnológicos”, diz a estilista.
Chocolate
Fundada em 2004 em Pomerode (SC), a Nugali é a marca de chocolates mais premiada do Brasil, com mais de 40 medalhas em concursos no exterior. Pioneira no desenvolvimento de chocolates com alta concentração de cacau (70% e 80%) e produtos sem aromatizantes, corantes ou conservantes artificiais, ela também foi a primeira no segmento “bean to bar” (do grão à barra), pois acompanha todo o processo desde a compra do cacau direto dos produtores – que recebem valores que permitam investir na produção, gerando desenvolvimento local – até a fabricação e distribuição. O cultivo é feito em sistema agroflorestal sustentável no sul da Bahia e no interior do Pará.
Bem-Estar
Conhecida pela qualidade dos seus óleos essenciais, a doTerra investe em logística reversa e usa embalagens com o selo verde FSC, indicador de que o produto foi feito a partir de processo não degradante ao meio ambiente e que contribui para o desenvolvimento das comunidades florestais. No seu trabalho com agricultores ao redor do mundo, a doTerra inclui iniciativas como construção de escolas, clínicas de saúde e sistemas de água potável, criando um impacto social positivo nessas regiões. Com sua Fundação Healing Hands, apoia projetos globais focados no empoderamento de comunidades e financia iniciativas humanitárias.
Cosméticos
Referência em medicamentos antroposóficos, a marca suíça Weleda produz também ótimos cosméticos para pele e cabelos, além de chás funcionais. Todos os produtos são orgânicos e certificados, pois a empresa cultiva suas matérias-primas em jardins botânicos sustentáveis pelo mundo; um deles fica em São Roque (SP), para onde vão 100% dos resíduos vegetais não utilizados pela fábrica. A Weleda é parceira da farmácia social FarmaWegman, doando insumos para a manipulação de medicamentos antroposóficos entregues a pacientes da comunidade Monte Azul, em São Paulo.
0 comentários