fbpx
logo
logo

Inverno: veja um roteiro com pratos perfeitos para saborear nos dias de baixa temperatura

por | jun 4, 2021 | Coluna, Comida & Bebida, Comidas | 0 Comentários

O inverno chega e com ele aparecem todos os desejos que só o frio provoca. É simples assim, dá uma vontade de aconchego, de moletom, de cobertor, de sofá com televisão e de refeições com todos sentados em volta da mesa, compartilhando uma mesma comida quentinha. É parecido com a tradicional pizza de domingo, em que é proibido pensar em comer algo diferente.

Na coluna deste mês, sugiro os pratos que me dão vontade de comer nessa época do ano, seja em casa ou no restaurante, já que devagarinho – e desde que tomando cuidado – podemos voltar a comer fora.
Cada um elege seu “restô” preferido para cada prato. Os primeiros sabores que vem à mente são os italianos, como o minestrone, a lasanha, os raviólis e os canelones de molhos fartos. Gosto dos restaurantes Mondo, do Supra di Mauro Maia e do Lellis, onde a perna de cabrito com batatas e brócolis é uma bela opção.

Entre as comidas brasileiras, o frio pede moqueca, feijoada ou estrogonofe. Minha preferência para a feijoada é a versão light do Dinho’s (sem pé, orelha e partes mais gordas), que além de muito saborosa vem bem servida e apresentada no delivery. Também gosto muito da feijoada de frutos do mar (com feijão branco) do Rufino’s, que chega fumegante e cheia de aromas em casa.

 

Moqueca do Balaio - Foto divulgação
  • Save

Moqueca do Balaio – Foto divulgação

A moqueca tem vários bons endereços, como Tre Bicchieri e Capim Santo, mas a vegana (com caju, banana da terra e palmito), do Balaio, dentro do Instituto Moreira Salles, é incrível e serve três pessoas.
Quando o assunto é estrogonofe sou taxativo. Se for no local, o melhor é no Tatini. Feito no réchaud ao lado da mesa, você escolhe se quer mais ou menos desse ou daquele ingrediente… e ainda serve duas pessoas. Se for para pedir em casa, o estrogonofe certo é o da Camelo, isso mesmo, da pizzaria. Acredite, é muito bem servido.

 

Estrogonofe da pizzaria Camelo - Foto divulgação
  • Save

Estrogonofe da pizzaria Camelo – Foto divulgação

 

Finalmente, para os loucos por comida japonesa, o inverno pede um belo e farto sukiyaki, daqueles que perfuma todo o ambiente. E, nesse caso, a conta fica bem mais barata do que se todos fossem de sushis e sashimis, como é de costume no resto do ano.

Aproveite o aconchego do frio!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap