Espaços para fortalecimento de conceitos e de aproximação com o consumidor, as redes sociais são estratégicas para qualquer marca

por | fev 9, 2022 | Coluna, Negócios | 0 Comentários

A sua empresa pode ser uma multinacional ou um pequeno negócio. Pode ser do ramo de alimentos, médico, automotivo ou de fabricação de tinta para a indústria. Talvez tenha 10 ou 2 mil funcionários; fature 50 mil por mês ou 2 bilhões ao ano, mas, no momento em que falamos de presença nas redes sociais, sinceramente esses dados pouco importam. Ou você está nessas mídias, ou o seu negócio está na UTI e você ainda nem percebeu.

O Brasil está entre os três países que mais usam as redes sociais em todo o mundo. Pense em qualquer uma: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn, TikTok, Pinterest; os mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil colocam nosso país no topo em acessos a qualquer uma das mídias acima mencionadas.

Para o público entre 30 e 40 anos, o Facebook ainda lidera; para os mais jovens, entre 18 e 29 anos, o YouTube é o predileto; para os adolescentes, o TikTok. Cada rede tem sua linguagem própria para se comunicar com a audiência, mesmo sendo a mesma pessoa acessando diferentes plataformas.

Sua marca precisa estar nas redes, mas não precisa estar em todas. Hoje, o brasileiro se comunica em cerca de dez mídias; entretanto, se você não tem um time dedicado para atuar em todas, foque nas que mais trazem resultados.

As redes sociais são canais de relacionamento. Ninguém liga a TV para ver propaganda, ao passo que ninguém começa a seguir uma marca para ver campanha de produtos ou serviços. Fica chato! Veja o perfil da marca de canetas alemã, a Montblanc, que hoje figura entre as melhores marcas no Instagram. Ela seduz, inspira, e mostra o produto. Quem vende é a loja, física ou online, não o Instagram, que é usado para fortalecimento de conceitos.

Um estudo da ferramenta SemRush, de agosto de 2019, tem permeado as minhas estratégias para as marcas: Redes Sociais servem para inspirar! Não é à toa que frases motivacionais dão tanto engajamento – elas inspiram. É totalmente explicável por que um influenciador tem tanto seguidor: ele, ou ela, é inspirador para quem o acompanha.

A pergunta que você deve fazer, ao seu time e a você mesmo, é: o que estamos inspirando? A resposta será o guia para a sua atuação nas redes.

 

Foto Boris

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